Início >> Ufba Em Pauta >> Utilização de ar condicionado nas salas - Comunicado da Sumai

Utilização de ar condicionado nas salas - Comunicado da Sumai

.
A fim de minimizar o desconforto nas salas relatado por professores, estudantes e técnicos, a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) informa que, excepcionalmente, é possível utilizar os aparelhos de ar condicionado nas salas que não disponham de ventilador. Essa utilização deve ocorrer em condições especiais, de modo a preservar a adequação ao protocolo de biossegurança da UFBA e a evitar danos aos equipamentos.

Devem ser observadas, portanto, as seguintes condicionantes:

a) Os aparelhos só poderão ser ligados em salas que não disponham de ventilador;

b) Janelas e portas permanecerão abertas durante todo o período de utilização da sala, haja vista que a ventilação natural dos espaços é condição fundamental de biossegurança, independentemente do uso ou não de ar condicionado;

c) Os aparelhos deverão ser configurados pelo docente ou responsável pelo espaço para temperatura mínima de 26 graus Celsius, a fim de evitar sobrecarga;

d) Os aparelhos devem ser ligados sempre no início da aula ou do expediente, cabendo ao docente ou responsável zelar por seu funcionamento de modo intermitente, intercalando períodos de 45 minutos ligados e 45 minutos desligados.

Essas orientações se baseiam em testes utilizando as condições acima descritas, realizados no Instituto de Fisica e validados pelo corpo técnico do Núcleo de Climatização da Sumai, com consulta a docentes do Instituto de Física e do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica.

A Sumai informa que um lote de ventiladores para salas de aula e ambientes administrativos já foi adquirido e deverá ser entregue à Universidade em breve. Ressalta-se, assim, que a utilização dos aparelhos de ar condicionado neste momento é medida emergencial, aplicável somente nos casos em que não haja solução alternativa ao desconforto ocasionado pelo calor.