O artista plástico Mário Cravo Júnior visitou o Gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, na manhã desta terça-feira (17/04), acompanhado dos filhos, para definir detalhes sobre a reformulação do memorial ao primeiro reitor da instituição, Edgard Santos, cujas obras escultóricas foram elaboradas por Cravo Jr, que é escultor, pintor, gravador e desenhista.
Na ocasião, os filhos de Cravo apresentaram ao reitor João Carlos Salles e ao vice-reitor, Paulo Miguez, os esboços e desenhos originais da obra a fim de facilitar o planejamento da requalificação do Memorial, que ficava exposto ao lado do Palácio da Reitoria, no Canela. O acompanhamento dos trabalhos estará sob a responsabilidade da Escola de Belas Artes da UFBA e de acordo com a diretora da unidade, professora Nanci Santos Novais, poderá ser entregue à comunidade universitária no próximo mês de setembro.
O projeto do Memorial ao Reitor Edgard Santos foi elaborado por Diógenes Rebouças, em 1963 e reinaugurado em 2005. O monumento foi concebido em concreto revestido em mármore, contendo escultura em cobre, efígie do homenageado e escudo da UFBA do mesmo metal.