Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança programa de estímulo ao pós-doutorado internacional

UFBA lança programa de estímulo ao pós-doutorado internacional

PROINTER estenderá intercâmbios para 20% dos docentes

. 

Com a criação do Programa de Internacionalização do Docente – PROINTER, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) começa a viabilizar uma série de ações para estimular o ingresso de professores em atividades internacionais no formato de estágio pós-doutoral. A meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (2012-2016) é aumentar em até 20% o número de docentes permanentes dos Programas de Pós-graduações da UFBA em estudos pós-doutorais no exterior, pois em seu quadro de aproximadamente 1,5 mil professores doutores, somente uma fração já realizou estudos fora do Brasil. 

Nos últimos dois anos, a UFBA tem enviado um contingente cada vez maior de estudantes ao exterior por intermédio do programa Ciência sem Fronteiras e tais alunos retornam à universidade trazendo experiências extremamente importantes vivenciadas nos países visitados. Desse modo, torna-se imprescindível para a Universidade que o corpo docente que recebe este alunado dos intercâmbios, também seja alvo de ações que possibilitem acumular conhecimentos obtidos em experiências no exterior.  

O PROINTER foi idealizado com o objetivo de prover meios para transpor obstáculos, a exemplo da baixa disponibilidade de professores substitutos para atender às disciplinas, dificuldade com língua estrangeira e incentivo institucional quando do retorno à Universidade, mediante ações para garantir a disponibilização de um professor substituto para cada docente que se afastar com fins de estágio pós-doutoral no exterior;  oferecimento de vaga em seus cursos de línguas, com ônus total para a universidade, durante um ano e disponibilização de apoio financeiro até o limite global de R$ 6mil para inscrição em congressos, passagens aéreas, taxas de publicação e etc. 

A realização do PROINTER é fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), e conta com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e CAPES, Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Os interessados devem consultar o Edital que foi publicado recentemente.