A UFBA lamenta profundamente a morte do Professor Emérito desta Universidade, Guilherme Requião Radel (88 anos) e manifesta sinceros pêsames à comunidade da Escola Politécnica, aos familiares e amigos. O velório ocorrerá hoje, dia 11 de janeiro, a partir das 18 horas, na Sala da Congregação da Escola Politécnica e o enterro será amanhã, dia 12, às 11 horas, no Jardim da Saudade.
Guilherme Requião Radel nasceu em 7 de fevereiro de 1930, em Itapagipe, Salvador. Graduou-se engenheiro civil e engenheiro eletricista na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou e foi presidente fundador da Associação dos Professores Universitários da Bahia, hoje Apub Sindicato. Também presidiu o Instituto Politécnico da Bahia. Radel exerceu atividades múltiplas na vida como professor, escritor, engenheiro, empresário e pecuarista.
Como escritor, publicou, entre outros, os livros A Cozinha Sertaneja da Bahia, A Cozinha Praiana da Bahia, A Cozinha Africana da Bahia e A Doçaria da Bahia. Suas obras realizam “um painel geral da cozinha baiana, abordando de forma leve, mas com profundidade, tópicos históricos, sociológicos, etnológicos, econômicos, ecológicos e científicos”, o que o levou à Academia de Letras da Bahia. Na área técnica, escreveu obras como A obra pública ou um dos diálogos que Platão não escreveu, que se tornou um clássico entre as publicações técnicas, e Construções de pequenas barragens, Modelo agropecuário resistentes às secas, O búster e a sua aplicação, Posicionamento da E.T.A. Em sistemas de abastecimento de água.