A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Prefeitura de Salvador assinaram, nesta sexta-feira (2), um acordo de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de projetos de aprimoramento de políticas públicas de cultura e turismo na cidade. A parceria define ações para desenvolver estudos sobre o carnaval; produção editorial sobre cultura, arte e desenvolvimento; sistema de informação e indicadores de desenvolvimento; tecnologia e inovação; e desenvolvimento social e habitacional do Centro Histórico.
Durante reunião de assinatura, o reitor Paulo Miguez, que também é pesquisador sobre o carnaval, enfatizou que a parceria trará uma forte contribuição à produção científica e ao desenvolvimento de políticas públicas no campo da cultura. Ele também falou sobre a importância dos equipamentos culturais para a sociedade, e seus elos com a Universidade, reforçando que a universidade pública é um projeto de longo prazo, fundamental ao país.
O secretario Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, que também assinou o documento, enfatizou que a parceria estabelece uma aliança estratégica importante para o desenvolvimento de boas práticas no campo da cultura e turismo, de modo a aprimorar ferramentas de gestão e de pesquisa.
As colaborações na gestão do turismo e cultura também irão alcançar o Arquivo Público Municipal, localizado no bairro do Comércio, cujo acervo é uma rica fonte à pesquisa acadêmica.
Manutenção calçadas e gradis da UFBA:
Durante a reunião, em continuidade a ações de melhorias da Prefeitura em torno dos campi da UFBA, foi autorizado o início imediato das obras de requalificação e manutenção de calçadas de pedestres e gradis de proteção dos Campus do Canela, Federação e Ondina.
Museu de Arte Sacra da UFBA
O reitor da UFBA informou sobre o fechamento do Museu de Arte Sacra da UFBA em razão dos riscos decorrentes da precariedade que se encontra sua infraestrutura, em especial nas instalações elétricas e nos telhados, que ameaçam o valioso patrimônio histórico e artístico abrigado no local. Com a maior coleção de arte sacra barroca da América Latina, o Museu completa 65 anos em 09 de agosto.
Atenta ao prejuízo que o fechamento do Museu de Arte Sacra representa à cidade, durante a reunião, a Prefeitura garantiu recursos para a recuperação do Museu. Nessa medida, o apoio da Prefeitura de Salvador se somará ao do Governo do Estado, que também já comunicou - por meio do Gabinete do Governador e do próprio Secretario de Cultura, Bruno Monteiro - que colocará os recursos necessários para o restauro do Museu à disposição da Universidade. A contribuição do Executivo Municipal e Estadual na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, tão bem representada pelo Museu de Arte Sacra, foi comemorada pelo reitor Paulo Miguez.