O Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ministrará um curso de especialização - Master in Social Administration (MSA) em Gestão do Desenvolvimento Territorial para funcionários da Caixa Econômica Federal das cinco regiões do país, graças a uma parceria firmada entre as duas instituições federais, na manhã desta quinta-feira (16 de novembro), na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Universidade. O reitor João Carlos Salles considera que o curso é uma oportunidade da UFBA “oferecer sua expertise e competência em função da qualidade de vida do povo brasileiro”, pois de acordo com o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio Souza, “a especialização é de fundamental importância, para o banco público que está presente em mais de 60% do mercado da habitação, principalmente entre as classes menos favorecidas”.
O MSA, que está sob a responsabilidade da coordenadora do CIAGS, professora Tânia Fischer, deve capacitar 550 servidores da Caixa com conhecimentos amplos e aprofundados do que é o Brasil, como estão organizados os seus territórios e como gerir a ocupação habitacional e seus impactos. Para Souza, “é preciso um trabalho social e de acompanhamento que una teoria e prática em torno do desenvolvimento dos empreendimentos financiados pela Caixa”, lembrando que o banco esteve à frente da entrega de cerca de “quatro milhões de unidades do Projeto Minha Casa, Minha Vida que, certamente, gerou muitos impactos territoriais e sociais”.
A formação do pessoal da CEF como gestores sociais para o desenvolvimento territorial será possível mediante o curso, na modalidade de Educação a Distância (EAD) com encontros presenciais, graças às possibilidades da plataforma digital de detenção de conhecimento Laboratório de Inovação e Tecnologias Sociais – LABOR, desenvolvida pela Escola de Administração da UFBA. O LABOR tem como finalidade buscar maior relevância à medida em que se aproxima de questões prioritárias da sociedade, promovendo, ao mesmo tempo a atividade de extensão, disse o diretor da EADM, Horácio Filho. Para esta especialização, a UFBA entrará com o conteúdo programático e corpo técnico, enquanto a CEF investirá o montante de R$ 2,4 milhões.
A ideia para a formação da proposta desse curso de especialização nasceu a partir da experiência de gestão social desenvolvida conjuntamente pela Caixa e o CIAGS-UFBA no projeto realizado no Conjunto Habitacional Bosque das Bromélias, em Lauro de Freitas, ao longo dos três últimos anos, contou o superintendente regional da CEF em Salvador, José Anselmo Lopes cunha. O master in social administration terá início no próximo mês de março de 2018, com duração de 18 meses, perfazendo 437 horas.
O ato de celebração da parceria entre a UFBA e a CEF reuniu representantes das duas instituições e foi marcado pela satisfação e reconhecimento da importância do trabalho de educação de base para a gestão do desenvolvimento territorial.