A abertura das atividades da Turma 18 do Mestrado Acadêmico em Administração do Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFBA (NPGA) iniciou, na manhã desta quarta-feira (30/11), um novo momento na história da Universidade. De acordo com o Reitor João Carlos Salles, que esteve presente à aula inaugural, realizada no auditório da Escola de Administração, “o momento marca uma mudança na cultura acadêmica da UFBA que volta-se para a estratégia de capacitar a si própria com o objetivo de ampliar cada vez mais sua qualidade e cumprir sua função pública.
Trata-se de um momento histórico porque essa é a primeira turma de mestrado que foi concebida para servidores da universidade com o objetivo de capacitá-los. Segundo a coordenadora de desenvolvimento de pessoas da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDH-PRODEP), professora Gisélia Santana, a iniciativa “atende a uma demanda antiga e traz consigo dos benefícios de atender às aspirações individuais dos servidores por progressão na carreira e também da instituição que melhora a qualidade da prestação de serviços prestados por um quadro mais qualificado”.
O coordenador do NPGA, professor Roberto Brasileiro, destacou que o mestrado profissional é voltado para atender demandas de diversas instituições, segue todo os requisitos do processo seletivo com o objetivo de que os mestrandos contribuam com projetos para soluções nas instituições em que estão vinculados. A coordenadora do MPA, Denise Ribeiro também destacou que esse curso mestrado profissional tem o mesmo valor de um mestrado acadêmico, apenas com um foco diferente que é atuação profissional.
Turma 18 do Mestrado Profissional em Administração
Voltada para servidores da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Adventista Nordeste Brasileiro de Educação e Assistência Social (IANDBEAS) através da Faculdade Adventista Da Bahia (FADBA) teve o edital de seleção lançado em 06/08. Depois de várias fases, o processo seletivo selecionou uma turma de 26 servidores da UFBA, nove da FADBA e quatro bolsistas com previsão de conclusão do curso para dezembro de 2018.