O I SACI (Seminário Aberto de Criação e Inovação), realizado na tarde do dia 10/12 no IhacLab-i, reuniu cerca de 50 participantes, entre professores, estudantes, empreendedores, membros de cooperativas, empresas, coletivos e entidades. Foram debatidos projetos e ideias em desenvolvimento, seus impasses, gargalos e dificuldades. Cada convidado expôs seu projeto e teve a oportunidade de debatê-lo com especialistas de diversas áreas, atuações e saberes, fomentando o surgimento de soluções colaborativas e inovadoras.
Grupos como InovaPoli, Acarajé Valley, Rede +, Raul Hacker Club, entre outros, estiveram presentes, numa articulação entre a UFBA e a sociedade baiana. A variedade de projetos foi grande, desde equipamentos para milenares exercícios tibetanos de rejuvenescimento a resfriadores portáteis e testes de gravidez para animais. Novas tecnologias também foram apresentadas, como o equipamento que diagnostica anemia falciforme e a construção de placas de isolamento acústico a partir do subproduto de artesanato em comunidades quilombolas e ilhas do recôncavo baiano. O evento foi uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA, através da Coordenação de Criação e Inovação.
O IhacLab-i – Espaço Aberto de Criação e Inovação – fica no térreo do PAF V, conta com diversos grupos de interesse em atividade e está aberto a novas propostas de articulação e construção coletiva que envolvam ciência e inovação.