A Universidade Federal da Bahia considera de extrema importância para a educação brasileira a manutenção das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos deu ciência que anunciará novo edital no dia 28 de fevereiro. Entretanto, a fim de garantir as bolsas previstas aos discentes e docentes envolvidos e a continuidade das atividades nas escolas, reiteramos à CAPES a necessidade da Prorrogação dos Projetos Institucionais aprovados nos Editais anteriores (61 e 66/2013), até que os Projetos Institucionais aprovados em novos Editais estejam implementados, registrando ademais ser fundamental a preservação no novo Edital do número de bolsas atualmente concedidas na específica modalidade do PIBID.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos melhores programas voltados à valorização do magistério e ao incentivo da docência para educação básica do país. Ele permite o envolvimento dos estudantes dos cursos de licenciatura com o cotidiano da escola, bem como o desenvolvimento de metodologias e estratégias inovadoras no futuro campo da atuação profissional, pontos fundamentais para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento sustentado da nação.
O Programa vem atuando na formação de futuros docentes com grande sucesso, estabelecendo uma ponte entre a Universidade e as escolas de educação básica. Essa parceria, além de contribuir para a qualidade da formação docente, também tem contribuído efetivamente para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas escolas.
Na Bahia, o PIBID tem colaborado com a formação em serviço de professores das Redes Estadual e Municipal de ensino, além de ter importante papel na revitalização de espaços escolares, através de ações como: revitalização e funcionamento de laboratórios; organização de bibliotecas; desenvolvimento de oficinas de leitura e produção de texto; produção de material didático-pedagógico; organização de exposições e festivais artísticos e culturais, dentre outras atividades que contribuem sobremaneira para o enriquecimento da formação dos estudantes dessas instituições.
Neste sentido, visando a evitar os prejuízos que seriam causados pela solução de continuidade do programa, a Universidade Federal da Bahia se associa a todas as entidades que, em vários pontos do país, clamam com firmeza: Prorroga PIBID!