Início >> Ufba Em Pauta >> Projeto Cinema pela Verdade exibe filme na Faculdade de Educação

Projeto Cinema pela Verdade exibe filme na Faculdade de Educação

Hércules 56, de Silvio Da-Rin, entra em cartaz em junho

Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco do primeiro Festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema central o período da ditadura civil-militar e suas consequências. Ao todo, o festival vai percorrer as 27 unidades federativas e passar por no mínimo 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados, incluindo diretores e produtores das obras.

O cinema sempre foi e será um instrumento indispensável de resgate da memória de um povo, e para relembrar este período marcante da história brasileira, o “Cinema pela Verdade” selecionou três documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilesen (2009), de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hércules 56 (2006), de Silvio Da-Rin. Além desses, o projeto também vai contar com a participação especial de mais duas obras: Diário de uma Busca (2010), de Flávia Castro; e Uma Longa Viagem (2011), de Lucia Murat, lançamento nacional de 2012.

Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além da possibilidade de participação dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, possibilitando que estudantes e debatedores tenham a chance de trocar conhecimentos e experiências, fomentando assim a discussão. Na Bahia haverá exibições na capital e no interior do estado. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) receberão o festival nos dias 6, 12 e 14 de junho, com sessões do filme Hércules 56, que serão realizadas com o apoio, na UNEB, do Projeto "Do Sertão ao Mar, do Mar ao Sertão" e Projeto “Cine-mão”, e na UFBA, do Grupo de Pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professores, da Faculdade de Educação (Faced).

O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura civil-militar no Brasil. O debate sobre a atuação da Comissão de Anistia precisa ser feito por toda a sociedade e não apenas pelos setores interessados, e a ampliação da participação de todos nesta discussão é o que pode, não somente propiciar a sua consolidação, como também demonstrar a importância do resgate histórico, jurídico, político e humano deste período da história do Brasil.

O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2002, nascida da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, atuando em todas as 27 unidades da federação. Para a produção do “Cinema Pela Verdade”, o ICEM conta com 01 Agente Mobilizador em cada estado, são universitários previamente selecionados e capacitados, que serão responsáveis por articular localmente as exibições nas universidades, colaborar na divulgação do evento, ajudar na pesquisa de pessoas para compor as mesas de debates, além de escrever relatórios sobre as sessões. Seguem detalhes das sessões da UNEB e da UFBA:

Filme: “Hércules 56” (2006, Documentário, 94’), direção de Silvio Da-Rin

Sinopse: Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados.

 

Programação:

 

6 de junho (quarta-feira), 14h

Debatedor: Prof. Dr. Ricardo Oliveira de Freitas (DCH-UNEB)

Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus I

Local: Auditório do Departamento de Educação

Endereço: Rua Silveira Martins, 2.555, Cabula

Parceria: Programa de Extensão "O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão"

 

12 de junho (terça-feira), 16h

Debatedor: a confirmar

Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus XIV

Local: Auditório da UNEB - Campus XIV

Endereço: Av. Luís Eduardo Magalhães, 988, Jaqueira – Conceição do Coité/Bahia

Parceria: Projeto de Extensão Cine-mão

 

14 de junho (quinta-feira), 9h

Debatedores: 

- Prof. Dr. Joviniano Soares de Carvalho Neto (FFCH-UFBA / Comitê Baiano pela Verdade / Grupo Tortura Nunca Mais)

- Profa. Dra. Maria Inez da Silva de Souza Carvalho (Faced-UFBA)

Universidade Federal da Bahia – UFBA / Campus Canela

Local: Auditório I da Faced

Endereço: Avenida Reitor Miguel Calmon S/N, Campus Canela - Salvador/Bahia 

Parceria: Grupo de Pesquisa FEP - Formação em Exercício de Professores (Faculdade de Educação da UFBA)

 

A realização do evento é do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Projeto Marcas da Memória, Comissão de Anistia e Ministério da Justiça.