Início >> Ufba Em Pauta >> Profici comemora 10 anos e amplia vagas em cursos de línguas estrangeiras para estudantes e servidores da UFBA

Profici comemora 10 anos e amplia vagas em cursos de línguas estrangeiras para estudantes e servidores da UFBA

.
Com uma configuração desenhada para capacitar a maior quantidade de estudantes e servidores a atingir a fluência em um idioma, de forma gratuita e com qualidade, foi criado há 10 anos o Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (Profici). Para o primeiro semestre de 2023, o programa oferece um total de 1.300 vagas em cursos de espanhol, francês, inglês ou italiano, que serão realizados nas modalidades semi-intensiva e presencial, no campus de Salvador, e de forma remota, nos campi de Camaçari e Vitória da Conquista.
 
O Profici vem se consolidando, ao longo de uma década de existência, como um programa permanente do processo de internacionalização da UFBA, capacitando a sua comunidade acadêmica em termos de proficiência linguística a participar de ações de mobilidade acadêmica internacional e outras atividades que demandam o domínio de uma língua estrangeira. "Envidamos grandes esforços para atender o maior número possível de estudantes. Também trabalhamos junto à Proae para incluir mais estudantes cotistas e estudantes em situação de vulnerabilidade", destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ronaldo Oliveira. 
 
Nesse percurso, algumas adversidades precisaram ser superadas, conforme lembra a professora do Instituto de Letras Fernanda Mota, coordenadora geral do Profici, que afirma que o programa teve um crescimento exponencial em número de vagas até o ano de 2014. Porém, a partir do ano seguinte, sucessivos cortes nos orçamentos das universidades federais acarretaram uma forte redução de verbas disponíveis para o programa e, por isso, houve a necessidade de diminuição do número de vagas – algo que se acentuou em 2019, quando foi possível realizar a oferta de apenas 376 vagas, quantitativo muito inferior à média de mais de 1.000 vagas registradas em semestres anteriores.
 
Para atenuar os impactos negativos desses cortes, o conselho gestor e a coordenação geral do programa tomaram medidas como o redimensionamento da carga horária dos monitores e a redução do número de componentes do curso. Além disso, a coordenação geral estabeleceu conexões com outros programas, como Idioma Sem Fronteiras e o Programa Fulbright Brasil, que também têm contribuído para atender parte da demanda não contemplada nas chamadas do Profici, sobretudo de língua inglesa. No âmbito das atividades derivadas dessas conexões, o Profici oferece o serviço de revisão de textos acadêmicos em língua inglesa, realizada, majoritariamente, por assistentes de ensino de inglês do Programa Fulbright Brasil.
 
Para a próxima edição do processo seletivo, estavam previstas 480 vagas, mas, conforme explica Fernanda Mota, a articulação estabelecida pelo presidente do Conselho Gestor do Profici e pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação (Propci), Ronaldo Oliveira, com a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), Cássia Virgínia Maciel, permitiu o aumento do número de monitores e a ampliação da oferta para 1.300 vagas.
 
Além das turmas regulares, o Profici oferece sessões específicas para doutorandos e servidores que pretendem se candidatar ao programa de internacionalização da UFBA Capes PrInt. A chamada para a edição 2023.1 designa um quantitativo de vagas para servidores, que podem solicitar matrícula em turmas especiais cujas aulas terão como objetivo o aprendizado do idioma para participação em missões, realização de doutorado sanduíche ou atuação como professora/professor visitante. Conforme explica a coordenadora Fernanda Mota, são realizadas sessões especiais de conversação, tutorias e cursos preparatórios para os exames necessários para participar de programas de mobilidade acadêmica internacional, a exemplo do Toefl ITP.
 
O Programa também tem entre os seus objetivos a formação de futuros professores de língua estrangeira, que atuam como monitores. Nesses 10 anos de atividade, contribuíram como monitores dos diversos cursos mais de 250 estudantes de Letras, de graduação ou pós-graduação, cuja formação é potencializada pela experiência de ensino no programa com a coordenação acadêmica de um professor do Instituto de Letras.
 
“O Profici tem por princípio assegurar que muitas pessoas tenham acesso aos cursos de línguas. Existe todo um empenho por parte do Programa para que isso aconteça”, afirma a professora, que cita a própria estrutura do curso que foi pensada para contribuir com a formação dos alunos até o nível intermediário, no período de 1 anos e 6 meses, com cursos semi-intensivos voltados para a comunicação mediante aulas em que a imersão na língua ocorre desde o nível iniciante.
 
Estudantes regularmente matriculadas(os) em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e servidoras(es) da UFBA podem fazer as inscrições para o processo seletivo até o dia 28 de novembro. O recebimento de solicitações de inscrição realizadas pelas(os) candidatas(os) é através do site www.siscon.ufba.br, exceto para docentes e servidoras(es), cuja inscrição é através do e-mail profici.secretaria@gmail.com mediante envio de documentos de identificação, comprovação de cargo/função e da ficha de inscrição para essa finalidade, conforme estabelecido em edital.
 
As informações sobre a seleção estão disponíveis no site: www.profici.ufba.br/selecoes . O início das aulas será no dia 6 de março de 2023. A chamada pública é uma iniciativa conjunta das pró-reitorias de Pesquisa, Criação e Inovação (Propci), Ensino de Graduação (Prograd), Planejamento e Orçamento (Proplan), Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), da Superintendência de Relações Internacionais e do Instituto de Letras da UFBA.

 

 

Imagem: Freepik