Estão abertas, até 23 de abril, as inscrições para o curso preparatório para a seleção do novo Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, cujo edital está previsto para publicação em 15 de maio. O curso tem 100 vagas e apresenta como público-alvo os servidores técnico-administrativos da Universidade.
O curso preparatório é voltado aos servidores com graduação em curso de nível superior e que tem interesse em participar da seleção para o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Com carga horária de 36 horas, o curso será realizado às sextas e sábados, em local a ser definido, e será ministrado por professores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA.
Esta será a segunda turma de mestrado profissional oferecida aos servidores técnico-administrativos da instituição. A primeira já está em andamento com o Mestrado Profissional em Administração, com 26 mestrandos. Ambas são realizações da atual gestão do reitorado.
O novo mestrado profissional será voltado aos servidores técnico-administrativos da UFBA, com oferta de 20 vagas. Ele é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC).
“Havia entre os servidores uma expectativa muito grande quanto à ampliação do acesso aos cursos de mestrado e doutorado, já que até 2016 nunca tinha sido ofertada turmas em cursos nestes níveis de qualificação”, observa Gisélia Souza, coordenadora de desenvolvimento humano (CDH) da PRODEP. Ela destaca ainda que a nova pós-graduação tem assim o objetivo de atender à política de desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos, possibilitando o acesso a cursos de formação e ampliando a qualificação do quadro funcional da instituição.
Hoje já são 26,55% dos servidores técnico-administrativos com graduação, destes 33,17% com especialização, 9,69% com mestrado e 3,58% com doutorado. “Estes percentuais podem ser ampliados a partir de iniciativas como esta”, diz Gisélia.
Mais informações: Portal de Capacitação da UFBA.