Desmontando Cassandra é a última peça da trilogia Identidade e Gênero
Antonia Pereira, pesquisadora e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estreia no elenco do espetáculo teatral Desmontando Cassandra. A peça é resultado do seu projeto de produtividade em pesquisa, bolsa do CNPq, nível 1B e se propõe a contar uma história por mulheres e sobre mulheres. Seu texto é uma adaptação do livro de Christa Wolf sobre a história da personagem da mitologia grega, Cassandra, que possui o dom da premonição e prevê a invasão de Troia. Mas nada disso adianta, pois, ao ser desacreditada, a personagem vê sua cidade ser destruída. A peça estreia no dia 07 de maio (terça-feira) no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, às 19h, com ingressos a 20 reais (inteira) e 10 reais (meia) e fica em cartaz até o dia 30 de maio, todas as terças, quartas e quintas-feiras. A realização é da Cia. Estupor de Teatro e Oco Teatro Laboratório.
Estruturado narrativamente através de flashbacks, o espetáculo aborda o que foi a vida da personagem e o seu destino. Em função de suas contradições, Cassandra é considerada na literatura grega como a personagem trágica por excelência. O deus Apolo lhe concede o dom da profecia em troca de sua virgindade, Cassandra aceita o acordo num primeiro momento para logo depois recusar, conduta que desencadeará a fúria do deus grego. Então, a personagem é amaldiçoada com o dom inútil da profecia, pois ninguém acredita em suas predições.
Baseado no texto original de Christa Wolf, escritora sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, a peça apresenta uma versão da história de Troia com nuances muito diferentes das narrativas de Homero e Eurípedes. Trata-se de uma leitura feminina recontada por uma mulher que passou por traumas da guerra. Na narrativa, Cassandra, em presença de outras mulheres, conta sua história e suas memórias, em que os heróis gregos aparecem majoritariamente como seres brutais, estúpidos, gananciosos e egoístas.
A pesquisadora e atriz Antonia Pereira afirma que as primeiras peças da trilogia abordavam questões de identidades de gênero, como a cis e transgeneridade, enquanto que “Cassandra vem para falar principalmente do feminino ferido, ultrajado, encarcerado. A mulher como objeto da guerra e moeda de troca”. Para ela, as mulheres continuam sendo tratadas como loucas e desacreditadas na sociedade o que conecta a história clássica com o mundo de hoje. “Demos grandes saltos com o feminismo, mas ainda há muita desigualdade e ainda somos usadas como moeda de troca, o que faz Cassandra ser atual”.
Antonia Pereira - Atriz e dramaturga, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós-Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões consecutivas - biênios 2007/2009 e 2009/2011. Também foi Secretária eleita para o biênio 2000/2002 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Artes Cênicas. De abril de 2011 a abril de 2018 coordenou a Área de Artes/Música na CAPES. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, integra os Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT.
Trilogia Identidade e Gênero - Desmontando Cassandra é a última peça de uma trilogia sobre gênero e identidade que teve início em 2015 com a peça “X ou Y? Algumas Questões sobre Gênero” e ficou em cartaz no Palacete das Artes, durante os meses de novembro e dezembro de 2015. A segunda peça, intitulada “Histórias Delas: questões de gênero?” foi montada em maio de 2017, cumpriu temporada no Teatro do Movimento (Escola de Dança da UFBA) e foi convidado para participar do Festival Internacional de Teatro Latino Americano (FILTE), ambas, sob a direção de Antonia Pereira e Thiago Carvalho.
Serviço
O quê? Espetáculo teatral Desmontando Cassandra
Quando? 07 a 30 de maio. Todas as terças, quartas e quintas-feiras, 19h
Onde? Teatro SESC-SENAC Pelourinho
Quanto? R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Realização: Cia. Estupor de Teatro e Oco Teatro Laboratório
Ficha técnica
Desmontando Cassandra
Direção: Luis Alonso
Dramaturgismo: Dinah Pereira (Adaptação da Novela de Christa Wolf)
Elenco: Dinah Pereira,Barbara Pontes e Milena Pitombo
Direção Musical: Laila Rosa
Preparação Corporal e Coreográfica: Joice AglaeBrondani
Execução Musical ao Vivo: Laila Rosa e Grupo Feminária Musical
Cenografia,Designer Visual e Iluminador: Yoshi Aguiar
Figurino: Rino Carvalho
Costureira: Angélica Paixão
Coordenação de Produção: Thiago Carvalho
Produção executiva: GeorgenesIssac
Assistente de Produção: Fabíola
Fotos: Anderson Rodrigues
Designer: Yoshi Aguiar
Assessoria de Comunicação: Caio Cruz e Ítalo Cerqueira
Redes Sociais -Evoé Casa de Criação: Bruno Chagas
Projeções: Lilih Cury
Projeto de Mediação Cultural: Criare Projetos Culturais Educacionais
Coordenação de Mediação Cultural: Poliana Bicalho
Realização: CIA Estupor de Teatro e Oco Teatro Laboratório
Contatos
Caio Cruz
Assessoria de Comunicação
(71) 99201-8263
Ítalo Cerqueira
Assessoria de Comunicação
(71) 98141-5588