O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, criado em outubro de 2008 para sediar um novo tipo de curso adotado pela UFBA, tem seu espaço ampliado com doze novas salas exclusivas, situadas no prédio do PAF IV, campus de Ondina, que foi construído com recursos do REUNI e que será ocupado pela primeira vez nessa próxima sexta-feira. O evento de inauguração terá início às 16 horas e contará com a presença da reitora Dora Leal Rosa, do professor Naomar de Almeida Filho, que participou ativamente da criação dos novos cursos durante sua gestão na Reitoria e do professor Albino Rubim, primeiro Diretor do IHAC, atual Secretário de Cultura do Estado.
Nesta sexta-feira, 1º de julho, os cinqüenta e quatro professores do Instituto, todos eles doutores pesquisadores em regime de Dedicação Exclusiva, terão pela primeira vez a oportunidade de trabalhar em salas próprias, já que desde 2008 o IHAC vem desenvolvendo e administrando o ensino, a pesquisa e a extensão num número bastante limitado de salas num dos Pavilhões de Aulas. Além dos quatro Bacharelados Interdisciplinares, abrangendo as quatro grandes áreas do saber, com 2.180 estudantes, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências já conta com dois Programas de Pós-Graduação, o de Cultura e Sociedade e o de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, que se encontra com inscrições abertas para formação de sua primeira turma de Mestrado.
Os participantes do evento de inauguração da nova sede do IHAC serão recepcionados com uma demonstração de pesquisa sobre ação midiática com Dança, no Laboratório de Arte e Tecnologia e com uma apresentação musical, produzida por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Uma visita ao prédio incluirá a passagem pela Sala de videoconferência, pelo Laboratório de Tecnologia Educacional e pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia, que conta com 21 computadores de mesa e quinhentos netbooks, a serem utilizados em sala de aula pelos estudantes. As comemorações pela ampliação dos espaços do IHAC serão estendidas à próxima semana, quando os estudantes do B.I. de Artes apresentarão os resultados dos estudos do seu primeiro semestre, no palco do Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho.
O atual Diretor do Instituto, Prof. Sergio Farias, ressalta a importância dessa ampliação de espaços, que é fruto de um trabalho de equipe, com apoio fundamental das Pró-Reitorias. "Considerando que os estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares cursam componentes curriculares em praticamente todas as Unidades da UFBA, e que após a conclusão do B.I. a maioria deles ingressará num curso de Progressão Linear, os recursos aplicados no IHAC, na verdade, são recursos aplicados na formação de estudantes de toda a UFBA", afirma o Diretor. As novas instalações ficam bem próximas ao Instituto de Letras e ao lado do local onde está sendo construída a sede definitiva do IHAC, que será composta de dois prédios de sete andares e, em uma segunda etapa um grande auditório e um cinema. O projeto é de autoria da Professora Naia Alban, da Faculdade de Arquitetura.