Início >> Ufba Em Pauta >> Onda Digital é convidado para participar do 4º Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas

Onda Digital é convidado para participar do 4º Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas

Integrantes do programa falarão sobre o lixo digital

 

O Programa Onda Digital (POD) foi convidado a participar da quarta edição do Encontro de Meio Ambiente (EMA), a ser realizado na cidade de Alagoinhas, no auditório do Hotel Aster, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. O objetivo do encontro, que neste ano tem como tema fundamental o título Lixo, Meio Ambiente e Saúde, é incentivar, entre a população de Alagoinhas, a discussão acerca das questões ambientais, também em voga na mídia nacional pelo recente debate sobre o Código Florestal e a realização da Rio+20. Palestras, mesas-redondas e workshops serão desenvolvidos com base em diversos subtemas ambientais, entre os quais: Resíduos de saúde: o que fazer?; Resíduos industriais: efluentes líquidos, sólidos e gasosos; e Lixo eletrônico.

É sobre este último subtema que se desenvolverá a participação do POD, através de palestra proferida por dois de seus membros nesta quinta-feira (dia 31), às 10h30, no auditório do Hotel Aster. Iaslane Bonfim (graduanda em Ciências Biológicas da UFBA e integrante da coordenação executiva do POD) e Tiago Costa (graduando em Ciências Econômicas/UFBA e integrante da coordenação técnica do POD) vão discorrer sobre a ação de arrecadação de lixo tecnológico computacional do POD: "E-lixo: doando e ajudando", além de esclarecer dúvidas sobre a atuação do programa e de seus demais projetos em inclusão sociodigital.

Para Tiago, a participação pode abrir caminhos para novas frentes de atuação do POD. "Participações como esta do programa onda digital evidenciam a atualidade do debate, bem como a visibilidade do Programa frente a sociedade civil organizada. Entendemos que quanto maior o debate e o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada, o governo e a sociedade, maiores os benefícios para todos nós”, frisa Tiago.

Como estudante de Biologia, para Iaslane, esta é uma oportunidade de observar o nível em que se encontra o debate ambiental no estado, fora da capital baiana. “A problemática felizmente está chamando a atenção das autoridades. Já temos leis que prevêem medidas para esse tipo de lixo. Porém, precisamos também alertar e conscientizar a sociedade sobre o problema. Essa será uma ótima oportunidade de ver como andam essas discussões fora de Salvador e de conscientizar a população fora da capital", pontua Iaslane.

Já consolidado como um evento anual de debate e reflexão acerca das problemáticas ambientais, o EMA prega a participação da população local como uma forma de escuta da sociedade civil no que tange ao tema. O encontro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alagoinhas (SEDE) e conta com o apoio do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Petrobras e várias empresas da iniciativa privada. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever na SEDEA, situada à Rua Sóror Joana Angélica (município de Alagoinhas), no período das 8h às 13h, ou através do telefone (75) 3423-8365. A inscrição é gratuita.