Início >> Ufba Em Pauta >> Luiz Carlos Botas Dourado - Nota de pesar

Luiz Carlos Botas Dourado - Nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do arquiteto, servidor e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) Luiz Carlos Botas Dourado, ocorrido no dia 02 de outubro de 2024. Nesta faculdade, lecionou as disciplinas Ética e Prática Profissional. Da disciplina Ética, destacou o diretor Fábio Vellame, “fez o seu modo de vida, marcado pelo profissionalismo, pela postura exemplar, sem descuidar de seu caráter humano e, acima de tudo, harmonizador”.

O professor Dourado foi subchefe e chefe do gabinete do Reitor Macedo Costa e Prefeito do Campus Universitário (hoje SUMAI), por duas vezes. Teve destacada atuação na expansão da universidade para o antigo parque de exposição Garcia D´Avila, criando o Campus de Ondina. Através do ETA - Escritório Técnico e Administrativo da UFBA, projetou, construiu e equipou os prédios da Biblioteca Central Macedo Costa, do restaurante universitário, hoje Faculdade de Comunicação, do PAF I e PAF II, do CPD, hoje Superintendência de Tecnologia da Informação, e do Instituto de Matemática, entre outros.

Em 1992, criou e coordenou o Curso de Formação de Mão de obra (CFMO), que tinha como objetivo aperfeiçoar a mão de obra da construção civil. Este projeto foi o embrião da Escola Oficina de Salvador, projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura com apoio do governo espanhol, com o objetivo de formar jovens carentes e em vulnerabilidade social na área da construção civil e restauração. Durante a formação destes jovens, baseado no princípio de aprender a fazer, fazendo, restaurou, entre outros, grande parte da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, executou a restauração do Claustro do Convento de Santa Teresa, sede do Museu de Arte Sacra e restaurou a Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes. Foi também diretor de obras da Secretaria de Educação do Estado, no governo Waldir Pires.

A UFBA manifesta sentidas condolências aos seus colegas, familiares e amigos.