O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/Hospital das Clínicas - UFBA é pioneiro no Norte/Nordeste na realização da elastometria hepática pelo SUS, um exame que avalia a elasticidade do tecido do fígado, ou seja, se o órgão está com fibrose. Este equipamento pode substituir a biopsia hepática em casos de hepatites C, B e Esteato-hepatite não alcoólica, que é uma inflamação decorrente do acúmulo de gordura no fígado, evitando que os pacientes se submetam a um procedimento invasivo e de custo elevado. Na maioria desses casos o paciente é indicado a fazer a biopsia, mas com o Fibroscan isso pode ser reduzido em até 80% dos casos.
O Fibroscan é um aparelho que direciona o feixe de som através do fígado, medindo a elasticidade do órgão. A medida da elasticidade se associa com o grau de fibrose hepática, resultado de uma agressão ao fígado de longa data. Esse aparelho foi desenvolvido com tecnologia francesa e conta com apenas seis aparelhos disponíveis no Brasil. O equipamento foi adquirido pelo Hospital com recursos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) por aproximadamente 230 mil reais.
O procedimento com o Fibroscan leva em torno de cinco minutos; já para a biopsia, além de ser um processo invasivo, o paciente precisa ser internado por dois dias, em média. Na rede privada, o custo do exame é em torno de três mil reais. O procedimento com o Fibroscan deve ser realizado a partir da avaliação clínica pelo Serviço de Gastro-Hepatologia e encaminhado por um médico da rede SUS para uma consulta no ambulatório e marcação do exame nos dias de quarta-feira, pela manhã.