Início >> Ufba Em Pauta >> Hupes participa de Mutirão de Saúde Nacional e leva atendimento a orfanato e asilo em Salvador

Hupes participa de Mutirão de Saúde Nacional e leva atendimento a orfanato e asilo em Salvador

Iniciativa contará com profissionais de 40 hospitais

Levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. Esse é o objetivo da terceira edição da ação Ebserh Solidária, que será realizada no dia 20 de dezembro nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh. Em Salvador o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) participa da atividade.

O Hupes irá realizar atendimentos a duas instituições de caridade na cidade de Salvador. Ao Orfanato Lar VIDA, com atendimentos no turno matutino, e ao Asilo São Lázaro, pela tarde. As Instituições ficam localizadas na mesma região, na Estrada Velha do Aeroporto. No dia 20 uma equipe multiprofissional, que envolve médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos entre outros profissionais, farão atendimentos e darão orientações de prevenção e cuidados à saúde.

O superintendente do Hupes, Professor Antônio Carlos Lemos, ressalta que a proposta será também, após avaliação clínica, encaminhar alguns desses pacientes ao Hospital para a realização de procedimentos e exames, caso sejam necessários. “Com isso, garantimos um atendimento mais integral para essas pessoas que têm dificuldades de acesso à rede pública na Bahia”, afirma.

A ação envolve aproximadamente 40 profissionais da área de saúde. Os atendimentos oferecidos contemplam diferentes categorias profissionais e especialidades médicas, tais como Enfermagem, Nutrição, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Clínica Médica, Psiquiatria, Oftalmologia e Odontologia. Também serão realizadas ações educacionais preventivas em saúde e doações de alimentos.

Em todo Brasil, a expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculados à Rede Ebserh dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.