A Universidade Federal da Bahia vem a público alertar a comunidade universitária e a sociedade acerca da notícia - falsa e de todo infundada - de que a instituição teria qualquer participação ou responsabilidade por diplomas médicos falsificados que utilizam indevidamente o nome e os símbolos da UFBA.
Historicamente comprometida com a qualidade do ensino superior e da prática profissional em nosso país, a UFBA reafirma que processos de revalidação de diplomas estrangeiros pela Universidade seguem rigorosamente as normas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) do Ministério da Educação.
A UFBA informa ainda que ilações dando conta de suposto envolvimento da Universidade ou de seus servidores em emissões de diplomas falsos, recentemente veiculadas por órgãos da imprensa, são inverídicas e não têm qualquer base material, tendo inclusive ido a público sem que a instituição tenha sido procurada para apresentar contraditório. Nesse sentido, a UFBA tomará as medidas jurídicas cabíveis para defender-se de acusações caluniosas e que atentam contra a boa imagem da instituição perante a sociedade.