Início >> Ufba Em Pauta >> Eventos sobre saberes profissionais movimentam FACED e IFBA

Eventos sobre saberes profissionais movimentam FACED e IFBA

Colóquios reúnem pesquisadores do Brasil e de Portugal

Os saberes profissionais movimentaram a agenda de estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA nessa primeira quinzena do mês de maio. A temática foi o principal tema do V Colóquio Internacional Sobre Grupos Profissionais: Educação, Trabalho e Conhecimento & I Colóquio Nacional Questões de Método nas Pesquisas sobre Conhecimento e Culturas Profissionais, realizado de 8 a 10/05 na Faced/UFBA,  e também foi o foco do Curso sobre Estudos Avançados em Etnografias da Cultura e do Saber Profissional, ministrado pelo professor Telmo Caria, da Universidade Trás-os-Montes, de Portugal,  encerrado nesta sexta-feira (17/05).

Sob a coordenação geral da professora Vera Fartes (Faced/UFBA), os eventos organizados dentro da linha de pesquisa Educação, História, Trabalho e Sociedade pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociedade, Educação, Conhecimento e Trabalho (SECT), reuniram oito professores doutores de seis diferentes universidades brasileiras e portuguesas,  além de cerca de 150 pesquisadores, mestres e doutores, sob a liderança da Universidade Federal da Bahia para a reflexão e o debate sobre os saberes e conhecimentos profissionais.

CURSO - Sob esse olhar diferenciado é que também foi realizado o Curso Avançado em Etnografias da Cultura e do Saber Profissional, ministrado pelo professor português Telmo Caria, com duração de 32 horas. O programa objetivou oferecer aos participantes uma nova perspectiva sobre os estudos etnográficos para além de uma abordagem tradicional, ao levar em conta os atores sociais nos processos de interação situados nos ambientes de trabalho. “O curso está sendo muito útil aos meus objetivos de pesquisa”, afirma Jussara Satyro, pedagoga.

Os Colóquios e o Curso Avançado sobre Etnografias do Saber Profissional foram uma realização da FACED e IFBA e do Centro de Intervenção e Investigações Educativas/da Universidade do Porto, com o apoio do CNPq. Participaram dos eventos professores e pesquisadores brasileiros  UFBA, Instituto Federal de Alagoas e Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e portugueses -  das Universidade Trás-os-Montes/Porto, Universidade de Lisboa e  Universidade de Aveiro.