Início >> Ufba Em Pauta >> Evento enfatiza relação do designer com a Copa do Mundo de Futebol

Evento enfatiza relação do designer com a Copa do Mundo de Futebol

Legado da Copa 2014 será tema das discussões

“Isso é Design. Copa, Cidade e Comunidade”, em sua primeira edição, discute o impacto e o legado da Copa do Mundo de Futebol em 2014, através da função e da produção dos designers baianos. O evento, idealizado por estudantes e professores da EBA, visa à integração entre a academia, o mercado e a sociedade na produção da área e acontece de 16 a 18 de abril de 2013 na Escola de Belas Artes (EBA), no campus do Canela.

O encontro busca uma abordagem prática do design, compreendendo a rotina profissional e tendo como ponto de partida uma demanda real, a Copa do Mundo, além de demonstrar a importância do designer na realização de macro eventos. A inserção do profissional no projeto estará em evidência “desde o layout dos outdoors espalhados por toda a cidade anunciando a chegada da Copa do Mundo até o desenho do modelo das cadeiras das arquibancadas do estádio”, conforme explicam membros da comissão organizadora. Isso é Design, que também é um projeto de extensão, mesmo estando em sua primeira edição, tem previsão de acontecer anualmente.

A Copa do Mundo estará em ênfase pelo prisma do trabalho do designer, através de suas implicações culturais, econômicas, políticas, sociais, ambientais, pedagógicas e tecnológicas. Palestras, oficinas, mesas redondas e outras atividades procuram destacar: a cultura local na produção do designer, a comercialização do seu produto, as políticas públicas específicas para a área, a construção da imagem de um evento, a atenção à diversidade do público-alvo, a criação dos produtos sustentáveis e menos poluentes, o diálogo com os profissionais e as novas tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho.  Mais informações no blog e Fan Page do evento.