O Prof. Luiz Filgueiras, docente da Faculdade de Ciencias Econômicas da UFBA, é o convidado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC) para discutir "A crise da economia mundial", em aula aberta à comunidade neste sábado (17 de setembro), às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A aula, promovida pelos professores do componente curricular Estudos Sobre Contemporaneidade, faz part do calendário de encontros dos Bacharelados Interdisciplinares (B. I.) Neste semestre, também os professores Joel Birman (UFRJ), Paulo Lima e Sérgio Farias (ambos da UFBA) comporão o quadro d aulas abertas. O evento terá transmissão online pelo site www.contemporaneidade.ning.com e poderá ser acompanhado pelo Twitter (#contemp).
Estudos sobre a Contemporaneidade I e II são componentes curriculares obrigatórios para todos os quatro Bacharelados Interdisciplinares. Neles são discutidos temas que abrangem questões importantes para a sociedade, com repercussão nos mais diversos campos de atuação profissional. Os componentes curriculares HAC A01 e HAC A34 podem ser cursados também por estudantes dos cursos profissionalizantes da UFBA, bastando para isso que seus Colegiados solicitem vaga ao IHAC na fase de planejamento. Os quatro Bacharelados Interdisciplinares são adotados na UFBA desde 2009, e são oferecidos no diurno e no noturno. Dois deles são oferecidos também no campus de Barreiras. Eles foram pensados para funcionarem como um primeiro ciclo de cursos profissionalizantes a serem programados em dois ciclos.
As primeiras turmas de B.I. estarão formadas já em dezembro deste ano. Os bacharéis formados poderão atuar no campo do trabalho em diversas ocupações que requeiram formação geral e interdisciplinar, e podem também ingressar num Curso de Progressão Linear da UFBA, indicando até três opções, com pelo menos 20% das vagas para ingresso em cada curso reservadas para eles. Os diplomados no B.I. poderão também submeter-se a processos seletivos de Pós-Graduação, na medida em que atendam aos critérios de admissão desses cursos.
A metodologia adotada para os Estudos sobre a Contemporaneidade inclui aulas semanais em classe e também troca de informações e debates via internet e aulas abertas como esta programada para sábado (17 de setembro), às 9h, na Reitoria.