A celebração de 70 anos da primeira aula inaugural da Escola de Enfermagem, que terá como palestrante o professor emérito e ex-reitor da UFBA Roberto Santos, encerra o ciclo de comemorações dos 70 anos da Escola de Enfermagem. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, 14/03, às 15h, no auditório externo da unidade. Criada em 22 de janeiro de 1946 e incorporada à Universidade em 1947, a Escola de Enfermagem da UFBA foi a primeira da Bahia e nordeste e a terceira do Brasil. Sua primeira aula inaugural foi proferida no dia 12 de março de 1947, pela professora Haydée Guanais Dourado, primeira diretora da Escola.
Após a aula inaugural e o encerramento do ciclo de comemorações dos 70 anos, haverá às 16h a solenidade de posse da nova diretoria da Escola de Enfermagem. A atual diretora Heloniza Oliveira Gonçalves Costa será substituída pela professora Carolina de Souza Machado. A professora Maria Enoy Neves Gusmão permanecerá como vice-diretora nesta nova gestão.
O reitor João Carlos Salles participa da comemoração e dará posse à nova gestão. Também marcará presença a professora Maria José de Oliveira, que, aos 98 anos, será a única na plateia a ter assistido à primeira aula inaugural. Aluna da primeira turma da Escola, foi a primeira diplomada do curso de Enfermagem a se tornar diretora da instituição.
70 anos teve amplo ciclo de comemorações
Durante todo o ano de 2016 a Escola de Enfermagem comemorou seu aniversário. A Comissão Especial dos 70 anos, integrada por docentes, técnicos administrativos e discentes, coordenada pela professora Neusa Dias Azevedo (ex-diretora da Escola), contou com vários parceiros institucionais externos, destacando-se o COREN-BA (Conselho Regional de Enfermagem da Bahia) e a ABEN-BA (Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Bahia).
Dentre as atividades que ocorreram durante o ano, destacam-se: a festa do aniversário; a inauguração da reforma física da Escola; a homenagem à memória da primeira diretora, profª. Haydée Guanais Dourado, atribuindo o seu nome ao Núcleo de Memória da EEUFBA; vários eventos científicos, com destaque para o Seminário Internacional dos 70 anos da EEUFBA; realização da pesquisa “Construindo Acervo no Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem da UFBA: trajetória das estudantes de enfermagem na luta contra a ditadura (1964 – 1985)”.