Início >> Ufba Em Pauta >> Docentes podem concorrer à bolsa da Michigan State University até hoje

Docentes podem concorrer à bolsa da Michigan State University até hoje

Oportunidade é para atuar como professor visitante

 

Até esta quinta-feira (05/09), professores-pesquisadores da UFBA, podem  inscrever-se para a Bolsa Emílio Silva para Professor Visitante que possibilitará atuar como professor visitante na Michigan State University por um período de 6 a 8 semanas, entre fevereiro e abril de 2014 ou entre setembro e novembro de 2014.  A Bolsa Emílio Silva para Professor Visitante é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), e o James Madison College da Michigan State University (MSU) e foi concebida in memorium do ex-Assessor para Assuntos Internacionais da UFBA, o Professor Emilio José de Castro e Silva. 

O candidato selecionado ministrará um curso intensivo, em língua inglesa, de 4 a 6 semanas - aproximadamente 30 horas - sobre tema, de sua preferência, que se enquadre nas áreas de interesse do James Madison College e terá, igualmente, a oportunidade de realizar um seminário sobre a pesquisa que desenvolve na UFBA. As despesas com deslocamento - passagem internacional, ida e volta, e taxas de embarque - serão cobertas pela UFBA e as despesas com hospedagem, alimentação, além de um honorário de US$ 5.000,00, serão pagas pela MSU, que lhe fornecerá ainda as condições necessárias para o bom desempenho de suas atividades, a saber: gabinete, computador e acesso à biblioteca, além do auxílio de um professor, com vistas a facilitar o seu trânsito com colegas e departamentos da MSU. 

Os professores/pesquisadores interessados devem ser professores da UFBA, em regime integral (40 horas ou DE), ter concluído seu estágio probatório, possuir título de doutor, ter pesquisa cadastrada no Diretório do CNPq (líder ou integrante) e demonstrar proficiência, oral e escrita, na língua inglesa. Alem disso, devem apresentar, em forma impressa e digital, um currículo resumido e uma justificativa de sua candidatura, bem como proposta/programa do curso a ser ministrado (2 a 5 páginas), todos escritos em língua inglesa. 

Como primeira etapa do processo seletivo, os candidatos serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados e entrevista presencial, conduzida em língua inglesa, por uma comissão formada pela Assessora para Assuntos Internacionais, pelo Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação e pelo Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Esta comissão  indicará até três candidatos para a segunda e última etapa da seleção, que envolverá a participação do Diretor do Madison College na escolha daquele cujo perfil melhor se adeque aos interesses curriculares da MSU. 

Os documentos necessários para efetivar a inscrição (impressos e em forma digital) são Curriculum Vitae resumido, em língua inglesa; Justificativa da candidatura, em língua inglesa; Proposta/Programa do curso, em língua inglesa.  Os interessados devem dirigir-se à Assessoria Internacional da UFBA que fica no subsolo do Palácio da Reitoria (E-mail: aai@ufba.br. Tel: 3283-7025, 3283-7068

 

James Madson College

O James Madison College é uma faculdade residencial da Michigan State University (MSU) que oferece a 1200 alunos de graduação uma formação nas humanidades, voltada para as políticas públicas. Sua estrutura de funcionamento enfatiza turmas pequenas e promove uma forte interação aluno/professor. Suas áreas de concentração focalizam: estudos comparados em cultura e política; relações internacionais; teoria política e democracia constitucional; políticas e relações sociais. Seu corpo docente oferece amplo elenco de disciplinas nas ciências sociais e humanas. Para maiores informações consultar o descritivo da Faculdade, e seu currículo, disponíveis no site: http://jmc.msu.edu/.