Início >> Ufba Em Pauta >> Consulta para reitor e vice acontece nos dias 22 e 23; comissão eleitoral recomenda apressar o voto

Consulta para reitor e vice acontece nos dias 22 e 23; comissão eleitoral recomenda apressar o voto

.
Acontece nos dias 22 e 23 de maio (terça e quarta-feira desta semana) a consulta pública à comunidade universitária para a escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2018-2022. Podem votar estudantes, servidores técnico-administrativos e servidores docentes, nas 46 urnas que atenderão todas as unidades universitárias - veja a lista aqui .
 
Diante da iminente paralisação dos trabalhadores rodoviários, prevista para o dia 23 (quarta-feira), a recomendação da Comissão Eleitoral - composta por representantes das associações de estudantes (DCE), técnico-administrativos (Assufba) e docentes (Apub) - é que a comunidade procure votar já no dia 22 (terça), para evitar transtornos. Nos dois dias, as urnas estarão abertas a partir das 7h, com horários de fechamento entre 18h e 22h, a depender do horário de funcionamento de cada unidade (ver lista).
 
Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto, que será usado para confirmar o nome do eleitor na lista de votação de sua respectiva unidade. Quem quiser votar em outras unidades deverá apresentar também contracheque (no caso dos servidores) ou comprovante de matrícula (no caso dos estudantes).
 
Somados, os votos de cada uma das três categorias terão peso de um terço na escolha dos nomes. Após a apuração, o Colégio Eleitoral - formado pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - enviará uma lista tríplice, contendo os nomes dos candidatos sufragados e outras duas opções, ao Ministério da Educação, que deverá então homologar a escolha. 
 
Neste ano, a consulta recebeu a inscrição de uma única chapa. Em nota, a Comissão Eleitoral afirma que "é urgente e imprescindível reafirmar a importância da democracia e da participação política". "Uma ampla votação na Consulta não dará apenas a legitimidade para os futuros ocupantes dos cargos de reitor e vice, mas também será uma demonstração de que a comunidade UFBA está atenta, mobilizada e atuante nas discussões sobre o seu próprio futuro", diz a nota.