O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia manifestou, em sua reunião de 12 de abril passado, solidariedade à Universidade de Brasília (UnB) pelas consequências das grandes reduções orçamentárias e contingenciamentos de verbas que vem sofrendo desde o ano passado para a execução de suas atividades acadêmicas e administrativas.
Como outras instituições federais de ensino superior (Ifes), país afora, a UnB sente os impactos da implementação da Emenda Constitucional n. 95, que limitou os gastos públicos em áreas sensíveis e estratégicas para o desenvolvimento do país. As Ifes, responsáveis pela formação de profissionais qualificados, mestres e doutores, e pela produção de grande parte da ciência nacional, são alvos prioritários deste momento de austeridade.
Assim, o Consuni considera ser fundamental manifestar sua preocupação com o atual cenário. Nossas instituições vêm trabalhando, de forma individual e por meio de entidades representativas, para demonstrar os riscos dessa asfixia orçamentária para o futuro do Brasil.
Ressaltamos a nossa confiança no trabalho desempenhado pela atual administração da UnB e nossa solidariedade à comunidade daquela instituição. Também reforçamos nosso compromisso com a defesa e a valorização do ensino superior público e da autonomia universitária.