O curso de Ciências Biológicas de UFBA conquistou o Selo de Qualidade conferido pelo Conselho Federal de Biologia, em cerimônia realizada na última sexta-feira (15). Neste ano, foram agraciados um total de 18 cursos de todo o país – sendo oito de bacharelado e dez de licenciatura. A UFBA foi a única instituição do estado da Bahia entre os selecionados.
O diretor do Instituto de Biologia da UFBA, professor Francisco Kelmo Oliveira dos Santos, ressalta o significado da certificação do Conselho Federal de Biologia: “Esse é um dos maiores reconhecimentos que o curso pode ter. O Conselho é a autoridade máxima na área e estabelece uma série de critérios extremamente rigorosos em sua avaliação. Esse selo é muito importante para a gente, pois significa que estamos fazendo um trabalho muito bom”.
O projeto pedagógico de curso, os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e a atuação profissional dos egressos são indicadores considerados pela avaliação, conforme determina a Portaria n° 211/2016, que regulamenta a concessão do referido selo.
Os representantes dos cursos receberam certificado e troféu durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, realizado neste mês de setembro, em Brasília. O selo foi criado com finalidade de contribuir para a melhoria dos cursos desta área do conhecimento e assegurar ao biólogo um exercício profissional qualificado.