Início >> Ufba Em Pauta >> Com mais de 900 mesas, Congresso UFBA 2023 repete sucesso das edições online no formato presencial

Com mais de 900 mesas, Congresso UFBA 2023 repete sucesso das edições online no formato presencial

.

A edição 2023 do Congresso UFBA, que acontecerá de 15 a 17 de março, será a maior já realizada no formato presencial. Com mais de 900 mesas - a maior parte delas prevista na modalidade presencial - e cerca de 200 intervenções artísticas propostas pela comunidade universitária, o Congresso praticamente transpõe para o formato presencial o engajamento e a magnitude alcançados nas edições virtuais do evento.

As listas de atividades aprovadas estão divulgadas no site do evento - congresso2023.ufba.br - , na sessão "Notícias". Através da página, é possível ter acesso a todas as informações e atualizações sobre o evento.

Foram enviados também quase 3 mil vídeo-pôsteres, dos quais 2,5 mil comporão a programação, apresentando o estado atual das pesquisas dos/as estudantes da UFBA com chancela de orientadores e orientadoras. Esses vídeos serão disponibilizados online, junto com as mesas e intervenções artísticas propostas em formado gravado. A grade completa de programação, contendo datas, horários e locais de cada atividade, será divulgada em data próxima ao início do evento.

A título de comparação, o Congresso 2023 terá quase o triplo de mesas presenciais em relação à edição de 2019, a última realizada nessa modalidade, que registrou cerca de 300 atividades. E os 2,5 mil vídeo-pôsteres se aproximam do recorde anterior, registrado na última edição do evento, de cerca de 3 mil. Em números totais, o Congresso se assemelha aos de 2021 e dos 75 Anos, os maiores já realizados - ambos, porém, inteiramente virtuais.

A organização do evento acompanha atentamente a situação da pandemia e contará com o apoio do Comitê Covid UFBA para desenhar os protocolos sanitários necessários para que o Congresso seja realizado em condições seguras. Junto com a Superintendência de Tecnologia da Informação, a organização do Congresso também estuda as possibilidades tecnológicas de realização de mesas em formato híbrido e remoto, caso necessário em função da pandemia.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.

Já tradicional e querido pela comunidade universitária, o Congresso é um espaço de encontro, reflexão e demonstração pública da vitalidade da pesquisa, ensino e extensão realizados por nossa instituição, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a conjuntura social e política.