A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento do professor da Escola de Administração, Carlos César de Almeida Federico, ocorrido nesta terça-feira, dia 05/11. O sepultamento ocorrerá às 16h30 deste mesmo dia, no Cemitério Jardim da Saudade.
Carlos Federico graduou-se em Administração Pública pela UFBA, obtendo posteriormente o título de mestre em Administração e doutor em Ciências Ambientais pela Università di Roma "La Sapienza". Dedicou sua vida profissional e acadêmica à EADUBA, contribuindo de forma excepcional para o crescimento e o fortalecimento do campo da Administração. Em suas palavras, “O amor pela Administração deve ser despertado na prática desde cedo entre nossos alunos”, um princípio que guiou sua atuação e inspirou suas turmas.
O professor Federico foi responsável por disciplinas essenciais da formação em Administração e contribuiu para a formação de diversas gerações de administradores. Sua liderança também se destacou nos cargos administrativos que ocupou, incluindo o de chefe de departamento e membro da congregação da Escola de Administração. Recentemente, durante a celebração do 65º aniversário da Escola de Administração, o professor foi homenageado por suas significativas contribuições.
Ao longo de sua trajetória, desenvolveu e implementou projetos organizacionais de grande impacto, como planos diretores e regulamentações para o saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, que beneficiaram comunidades urbanas e instituições públicas. Seu trabalho como consultor, tanto para o Centro Educacional de Tecnologia em Administração (CETEAD) quanto em diversos projetos municipais e estaduais, é amplamente reconhecido e respeitado.
A UFBA se solidariza aos familiares, amigos e colegas, do professor Carlos Federico.
Com informações da Escola de Administração da UFBA