A partir das 8h desta quinta-feira (dia 21 de julho) começam as aulas da primeira turma do curso de capacitação em Cadastro Territorial Multifinalitário, no âmbito do Proext 2010/2011 - Ministério das Cidades / UFBA, para servidores de prefeituras municipais do Estado da Bahia. As atividades serão desenvolvidas nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de julho, das 8 às 18h, na Escola Politécnica da UFBA.
Os objetivos do programa estão relacionados às diretrizes para a criação, instituição e atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) nos municípios brasileiros conforme preconiza a Portaria 511/2009 do Ministério das Cidades. O CTM é definido como o inventário territorial oficial e sistemático de um município, baseado no levantamento dos limites de cada
parcela. Nos cursos serão abordados questão relacionadas às necessidades e aplicações do CTM na administração municipal, à cartografia cadastral, à multifinalidade do cadastro, à gestão e financiamento do cadastro, avaliação de imóveis.
Nessa primeira turma serão capacitados cerca de 30 servidores de 15 municípios baianos, sendo importante a participação de pessoas que estejam comprometidos em desenvolver e aplicar esses sistemas nos municípios. São objetivos do programa: a) capacitar técnicos e gestores da administração municipal e agentes sociais envolvidos com políticas públicas, para fomentar o uso de geotecnologias, sistemas de geoprocessamento e de Cadastro Territorial
Multifinalitário (CTM) nas rotinas das administrações municipais; b) difundir o uso das geotecnologias e do CTM no ambiente de trabalho das administrações municipais, possibilitando a incorporação de novas demandas; c) difundir as geotecnologias e o CTM e seus benefícios para a sociedade.
Informações adicionais podem ser obtidas com o Prof. Artur Caldas Brandão, coordenador da Capacitação em Cadastro Territorial Proext / MinCidades / UFBA - 2010/2011, pelos telefones (71) 3283-9822/9821 ou através do e-mail acaldas@ufba.br.