Acontece nesta sexta-feira (9 de setembro) a solenidade de abertura da 38ª edição da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, às 19h30. Na ocasião acontecerá a exibição do novo filme de Silvio Tendler – que estará presente -, “O veneno está na mesa”, um libelo sobre os agrotóxicos que contaminam os alimentos dos brasileiros na atualidade. A questão mais instigante dessa edição da Jornada será a problemática dos agrotóxicos, que tantos males vem causando à população do país.
No dia seguinte (10 de setembro), a partir das 14h, no Salão Ilha de Maré do Hotel Sol Victoria Marina, haverá a mesa-redonda “Cinema x agrotóxico”, contando com a participação da documentarista francesa Marie-Monique Robin, do cineasta Silvio Tendler, do médico naturalista Fernando Hoisel e tendo como mediadora a professora da UFBA Catherine Prost. Ainda neste sábado (10), às 19h, o Espaço Unibanco Glauber Rocha fará a primeira exibição no Brasil do documentário “Our Daily Poison” (O veneno nosso de cada dia), da cineasta Marie-Monique Robin. O filme será apresentado com legendas em português e contará com a presença da realizadora francesa.
Encerrando a trilogia de filmes da Jornada dedicada à questão dos agrotóxicos na alimentação humana, será mostrado na Sala Walter da Silveira, no transcorrer do festival, o filme “Em busca da terra sem veneno”. de Noilton Nunes.