Início >> Ufba Em Pauta >> Zilma Gomes Parente de Barros - nota de pesar

Zilma Gomes Parente de Barros - nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, neste domingo, dia 26 de maio de 2024, da professora do Instituto de Letras (ILUFBA), Zilma Gomes Parente de Barros. Personagem relevante para a história do Instituto, onde atuou como docente do antigo Departamento de Letras Anglo-Germânicas, tendo atuação decisiva na criação da Pós- graduação em Letras na UFBA, Zilma tornou-se a primeira coordenadora do curso de mestrado em Letras. Ensinando metodologia da pesquisa, formou mais de uma geração. Também destacou-se como diretora do Colégio de Aplicação.

Zilma Gomes Parente de Barros integrou a equipe de Eduardo Portella no Ministério da Educação (1979-1980). Também fez parte do Conselho Federal de Educação (CFE). Em 2010, recebeu a Medalha Reitor Edgar Santos concedida pela UFBA. Em Portugal e na França, foi agraciada com comendas que reconhecem a sua atuação e os inúmeros trabalhos que publicou ao longo de sua trajetória acadêmica. Até os seus últimos dias, ela integrava a Academia Baiana de Educação.

O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira, dia 27 de maio, às 10 horas, no cemitério do Campo Santo, Capela 8.  Enlutada, a UFBA se solidariza aos familiares, amigos e colegas da professora.