Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA sedia encontro latino-americano do KDE

UFBA sedia encontro latino-americano do KDE

Evento visa desenvolvimento de software livre

Entre os dias 3 e 6 de junho, a Universidade Federal da Bahia vai receber a terceira edição do LaKademy – Latin America Akademy – encontro de usuários e colaboradores latino-americanos do KDE, uma das maiores comunidades de software livre do mundo. O evento é voltado para profissionais da área de Computação, entretanto também é aberto para pessoas de outros campos que tenham interesse em contribuir no desenvolvimento deste software livre.

Neste ano, as atividades do LaKademy ocorrerão no Laboratório 1 da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI - antigo CPD) da Universidade Federal da Bahia, no Campus de Ondina. A inscrição deve ser feita até o dia 1º de junho no endereço https://br.kde.org/lakademy-2015-register. Para confirmar a inscrição é preciso realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível na Secretaria Administrativa do Instituto de Matemática da UFBa (Campus de Ondina, Av. Adhemar de Barros).

O LaKademy - abreviação para Latin America Akademy - é o encontro dos usuários e colaboradores latino-americanos do KDE, uma das maiores comunidades de software livre do mundo. O principal objetivo do LaKademy é realizar o encontro presencial dessa comunidade de usuários e colaboradores, possibilitando a troca de ideias sobre projetos e iniciativas entre os diferentes membros, discutir o futuro do KDE, planejar futuras ações para o KDE na América Latina, além de apresentar o projeto para novos e potenciais colaboradores.

Para tanto, o LaKademy é composto de atividades como palestras sobre os principais tópicos relativos ao KDE, sessões de hacking pra você aprender como colaborar com código para o projeto, além de reuniões sobre temas específicos e happy hours. O primeiro LaKademy foi realizado em Porto Alegre em 2012, e contou com quase 20 colaboradores, entre brasileiros, argentinos e peruanos. Em 2014, a USP em São Paulo sediou a segunda edição do LaKademy, e uma vez mais a comunidade latino-americana do KDE trabalhou junta.