Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza Prova da 2ª Olimpíada Baiana de Biologia

UFBA realiza Prova da 2ª Olimpíada Baiana de Biologia

Estudantes do ensino médio prestarão o exame

A prova da II Olimpíada Baiana de Biologia - edição 2015 será realizada nesse sábado (14/11), no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I), no campus de Ondina, em Salvador, e em várias cidades do interior do estado da Bahia. Confira aqui os demais locais de aplicação do exame.

As provas terão início às 14h, o fechamento dos portões será às 13:45 (no horário local). Os alunos devem se programar para chegar com antecedência, evitando problemas com o horário de fechamento dos portões.

A Olimpíada de Biologia

É um projeto de extensão, desenvolvido pelo Instituto de Biologia da UFBA, apoiado pela FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia).  Está sob a coordenação da professora do Instituto de Biologia da UFBA, Ivana Nunes Gomes de Araújo e conta com uma equipe de outros professores do IBIO e de alguns municípios baianos. 

A Olimpíada foi criada para envolver os estudantes, instigando-os à leitura da literatura científica e ao desenvolvimento da reflexão e da autonomia na construção do conhecimento. Os objetivos são incentivar o estudo na área da Biologia, estimulando o raciocínio científico na apresentação de soluções criativas para os problemas propostos; aproximar a Universidade do ensino médio, propiciando a familiarização com a realidade universitária; fomentar a cooperação e intercâmbio de ideias entre professores e estudantes; estimular o interesse e o prazer pela Biologia, despertando vocações para a área e contribuir para o aperfeiçoamento e avanço da Educação Básica no Estado da Bahia. 

A competição destina-se a alunos do ensino médio (do primeiro ao terceiro ano do ensino médio), regularmente matriculados em escolas estaduais, federais e particulares, todas do Estado da Bahia.  É composta por duas fases: a primeira realizada internamente em cada uma das escolas, com critérios estabelecidos pelo professor responsável por coordenar a olimpíada na sua respectiva escola ou região e a segunda uma prova escrita, aplicada simultaneamente em diversas cidades do Estado da Bahia, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdo são estabelecidos pela Coordenação Estadual da Olimpíada Baiana de Biologia. 

Saiba mais sobre o projeto em www.olimpiadadebiologia.ufba.br .