Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA investe para melhorar serviço de transportes

UFBA investe para melhorar serviço de transportes

Novo ônibus atenderá diversas demandas da Universidade

 

Um ônibus novo para viagens de longos percursos é a mais recente aquisição da Universidade Federal da Bahia, que chega no bojo de uma série de medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD) com o objetivo de reestruturar o Núcleo de Transportes da Universidade. O trabalho, destaca o professor Dirceu Martins, Pró-Reitor de Administração, teve total engajamento da equipe do Núcleo, liderada pelo servidor Luiz Macena da Conceição, e do Assessor da PROAD, professor Lafaiete Cardoso. 

O veículo moderno com sistema e aparelhagens de última geração tem 52 lugares, cabine de repouso para o motorista e será destinado ao atendimento das diversas demandas das áreas do Ensino, Extensão e Pesquisa além da Administração da UFBA. O visual do novo ônibus foi criado com a participação de estudantes de graduação da EBAUFBA, em parceria com a Editora da UFBA (EDUFBA), que também participou do projeto visual dos Buzufbas e da frota da universidade. 

A renovação da frota, o estabelecimento de uma frota mínima, a implantação de sistemas de monitoramento (rastreamento) da frota e controle de quilometragem, a contratação de mais motoristas, a realização de pesquisa de satisfação do usuário e as novas instalações do núcleo de transportes figuram entre as ações da política de renovação dos transportes. 

De 2013 até o momento, já foram adquiridos 17 novos veículos e 42 foram alienados em leilão, em um processo de renovação da frota. Também já foi homologado o registro de preços para a realização de novas aquisições em 2014. 

Dos mais de 3.500.000 quilômetros rodados por todos os veículos da UFBA em 2013, os cinco microônibus do Buzufba somaram quase 338 mil quilômetros rodados e as atividades de campo para produção de conhecimento ficaram em 238 mil quilômetros.  O maior número de solicitações atendidas está relacionado às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Logo após, vêm as atividades administrativas.