Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA instala comitê de seleção dos candidatos a professores visitantes

UFBA instala comitê de seleção dos candidatos a professores visitantes

Comitê multidisciplinar ficará reunido até quarta, 19

O comitê multidisciplinar que irá selecionar os candidatos a professores visitantes da UFBA iniciou os trabalhos nesta segunda-feira, 17 de julho. O grupo irá definir a lista com cerca de 40 pesquisadores, com titulação de doutorado, sêniores ou juniores, e ficará reunido até quarta-feira, 19, na sede da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (Propci). As novas contratações visam fortalecer os programas de pós-graduação, com o objetivo de estimular ainda mais a excelência acadêmica.

O reitor João Carlos Salles saudou o comitê, desejando a todos um bom trabalho, e destacou a importante tarefa que o grupo irá realizar, ao avaliar os currículos e planos de trabalho dos candidatos. Ele também mostrou entusiasmo com a elevada quantidade de inscrições, num total de 87 - enquanto a seleção em andamento oferta 40 vagas, uma segunda, com 30 vagas, irá receber propostas até 30 de dezembro. Ele lembrou que, conforme consta no edital de seleção, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas nesta primeira fase, elas irão migrar para a segunda chamada.

A comissão que irá avaliar os candidatos é composta por professores de diferentes instituições e áreas de conhecimento: Célia Tavares, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rodrigo Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Silvio Salina, da Universidade de São Paulo (USP), Danilo Souza Filho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (PUC-Rio), Martha Ulhôa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Robert Verhine, da UFBA. 

A seleção conta com os candidatos do Brasil, Alemanha, Argentina, Portugal, Costa Rica, Dinamarca, Cuba, Estados Unidos, Polônia, Itália, Inglaterra, Itália, Cabo Verde, França, Estados Unidos, Austrália, França, Espanha, Nigéria. A lista dos selecionados irá considerar também a diversidade das áreas de pesquisa e pós-graduação existentes na UFBA. Os contratos para os professores visitantes brasileiros serão de até um ano, renovável por mais um, e para os estrangeiros, de até dois anos, podendo ser ampliado por mais dois.

O pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação (Propci), Olival Freire Jr, destacou a importância de ter, na comissão, representantes de diversas áreas, contudo, ressaltou que não existe reserva de vagas por área ou programa de pós-graduação. Para o coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Ronaldo Lopes de Oliveira, que irá acompanhar os trabalhos da comissão de avaliação: “é uma espécie de grande concurso para professor da UFBA, com o comitê atuando como banca examinadora”. 

As candidaturas foram apresentadas pelos colegiados dos programas de pós-graduação da UFBA. A UFBA conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos - 52 deles de doutoramento -, reunindo 6.500 alunos. 

Interessados em participar da segunda chamada podem obter detalhes desses programas e de seus respectivos contatos em http://www.propg.ufba.br/stricto-sensu.  A íntegra do edital está em http://www.propg.ufba.br/.