Início >> Ufba Em Pauta >> Sonia Rangel lança dois livros no Teatro Martim Gonçalves

Sonia Rangel lança dois livros no Teatro Martim Gonçalves

Obras são resultados do projeto de pesquisa da docente

Na próxima sexta-feira (04/12), acontece o lançamento dos mais novos livros publicados pela artista, professora e pesquisadora Sônia Rangel. Intitulados "Trajeto Criativo” e “Protocolo Lunar: texto dramático para atores, bonecos e objetos”, ambos publicados pela Solisluna Editora, eles serão lançados no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, no Canela. O evento tem início às 18h com a realização de um bate-papo com o público e, às 19h, será realizado o lançamento oficial dos livros. 

A autora revela, através do seu novo trabalho, que considera o pensamento, também uma criação, “as ações dos artistas, seus projetos poéticos são nada mais, nada menos que seus pensamentos em movimento, em trajeto. Portanto, um livro, para mim, é sempre um criar-pensar, uma oportunidade para amadurecer ideias sobre os processos de criar, e o que é mais importante: ampliar diálogos com leitores dentro e fora da academia”, pontua Sonia, que já tem outros dois livros de arte publicados também pela Solisluna – “Olho Desarmado” e “CasaTempo”. 

Os livros são resultados do projeto de pesquisa de Sonia Rangel.  O primeiro, "Trajeto Criativo”, trata-se de um ensaio sobre Processos de criação no qual Sonia, ao discorrer sobre operações poéticas, vai revelando o urdimento de ciclos de seu trabalho como artista. Estabelece diálogo com uma clave de autores sobre jogo, imagem e memória articulados ao processo de criar.

Já o segundo livro, "Protocolo Lunar", revela a dramaturgia do premiado espetáculo homônimo, no qual atuou na direção de arte, como dramaturga, encenadora e atriz. A história é uma fábula que acontece entre a Terra e o Céu, narrada na forma dramática por personagens atores, bonecos e objetos. 

A autora 

Sonia Lucia Rangel é artista visual e cênica, Professora Associada e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Escola de Teatro; e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes, ambos na Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora vinculada no diretório de grupos do CNPQ ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) e ao Dramatis: Mídias, Teorias, Crítica e Criação. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).