Início >> Ufba Em Pauta >> Salvador reúne documentaristas do Brasil e América Latina

Salvador reúne documentaristas do Brasil e América Latina

Sala de Cinema UFBA exibe Rock Brasília esta noite

 

De sábado (10 de março) até esta segunda-feira (12), Salvador recebeu realizadores de documentários do Brasil e da América Latina num grande encontro para discussão dos impactos da tecnologia digital sobre esse gênero de filmes. O “Encontro de documentaristas – a eternidade do cotidiano”, uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia, reuniu documentaristas consagrados como Geraldo Sarno, Vladimir Carvalho e o argentino Laureano Gutierrez, novos talentos como os baianos Henrique Dantas e Márcio Cavalcanti, e representantes das associações de documentaristas de todos os estados brasileiros. 

Segundo o cineasta Geraldo Moraes, idealizador do encontro, “o evento marca o primeiro de uma série de programas destinados a conhecer e estudar as novas alternativas de criação, produção e difusão de filmes documentários, gênero que vem tendo enorme crescimento com o impulso das novas tecnologias”. Logo depois, ainda em março e abril e com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, será realizada uma série de exibições reunindo filmes de cineastas experientes, novos talentos e realizadores nascidos dos movimentos sociais. “O projeto leva o nome de “A eternidade do cotidiano”, justamente porque nos dias atuais é raro encontrar um acontecimento do dia-a-dia que não tenha sido registrado seja por um documentarista, um cinegrafista de televisão ou um cidadão comum que tenha um celular na mão”, afirma ele.

No encerramento, na noite desta segunda-feira (dia 12), haverá uma sessão especial do filme “Rock Brasília – a Era de Ouro”, documentário de Vladimir Carvalho sobre o legado de Renato Russo para a moderna musica brasileira, na Sala de Cinema da UFBA (Pavilhão de Aulas do Canela). Toda a programação é aberta ao público e os estudantes qparticipantes receberão certificados de presença.