Início >> Ufba Em Pauta >> Qualidade do ar para a Copa 2014 é tema de workshop

Qualidade do ar para a Copa 2014 é tema de workshop

Ademário Spínola, do ISC-UFBA, é um dos palestrantes


Salvador receberá nos dias 1 e 2 de dezembro importantes pesquisadores e representantes de órgãos ligados à área de saúde e meio ambiente para discutir o tema “Ações intersetoriais visando à qualidade do ar para a Copa 2014”, durante o II Workshop Poluição Atmosférica e Efeitos na Saúde Humana. O evento acontecerá na Fundação Odebrecht. O workshop é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (Citecs) e a Cetrel. Além disso, conta com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC). Durante o evento, ocorrerá o lançamento da campanha “Copa verde, ar limpo”, como proposta de apoiar o Brasil no cumprimento das metas estabelecidas pela FIFA para a Copa do Mundo 2014. Além disso, serão sugeridas ações de intersetorialidade para a implementação da Vigilância em Saúde relacionada à Qualidade do Ar (Vigiar).

A poluição atmosférica, tema que gera diversos acordos e tratados internacionais visando a estabelecer normas para sua redução, tem causado diversos prejuízos à saúde da população e danos ao meio ambiente. A cidade de Salvador, por ter a quarta maior frota de veículos do país, também convive com esta realidade. Recentemente, foi instalada na cidade uma rede de monitoramento do ar, com capacidade de geração de dados sobre os poluentes atmosféricos. No entanto, o quadro funcional dos órgãos de controle precisa de capacitação e os dados para a geração de indicadores de saúde e econômicos carecem de acompanhamento sistemático. É nesse cenário, portanto, que surge a proposta para a realização deste seminário. O evento tem como objetivo estruturar uma rede de conhecimento em Saúde Ambiental, Poluição Atmosférica e Saúde Humana. Além disso, pretende assinar protocolos para a implementação do Núcleo Intersetorial para a Qualidade do Ar (NIQA) e obter habilidade para obtenção de informações em qualidade do ar e sistematização desss dados.

O workshop, dividido em palestras e grupos de trabalho, tem como público-alvo o quadro técnico da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador e Região Metropolitana, instituições acadêmicas, de pesquisa, representantes da sociedade civil e empresas associadas. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas. Vinicius Antão, do Centers for Disease Control and Prevention, da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (CDC/ATSDR), e Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica e professor da USP, trarão suas contribuições para o evento. Além destes, o evento contará com a participação de Juliana Villardi, do Ministério da Saúde; Nelzair Vianna, da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador; Eduardo Fontoura, da Cetrel; e Ademário Spínola, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, dentre outros.