Início >> Ufba Em Pauta >> Preparatório para seleção do mestrado profissional em saúde tem inscrições abertas

Preparatório para seleção do mestrado profissional em saúde tem inscrições abertas

Servidores podem se inscrever até 23 de abril

Estão abertas, até 23 de abril, as inscrições para o curso preparatório para a seleção do novo Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, cujo edital está previsto para publicação em 15 de maio. O curso tem 100 vagas e apresenta como público-alvo os servidores técnico-administrativos da Universidade.

O curso preparatório é voltado aos servidores com graduação em curso de nível superior e que tem interesse em participar da seleção para o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Com carga horária de 36 horas, o curso será realizado às sextas e sábados, em local a ser definido, e será ministrado por professores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA.

Esta será a segunda turma de mestrado profissional oferecida aos servidores técnico-administrativos da instituição. A primeira já está em andamento com o Mestrado Profissional em Administração, com 26 mestrandos. Ambas são realizações da atual gestão do reitorado.

O novo mestrado profissional será voltado aos servidores técnico-administrativos da UFBA, com oferta de 20 vagas. Ele é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC).

 “Havia entre os servidores uma expectativa muito grande quanto à ampliação do acesso aos cursos de mestrado e doutorado, já que até 2016 nunca tinha sido ofertada turmas em cursos nestes níveis de qualificação”, observa Gisélia Souza, coordenadora de desenvolvimento humano (CDH) da PRODEP. Ela destaca ainda que a nova pós-graduação tem assim o objetivo de atender à política de desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos, possibilitando o acesso a cursos de formação e ampliando a qualificação do quadro funcional da instituição.

Hoje já são 26,55% dos servidores técnico-administrativos com graduação, destes 33,17% com especialização, 9,69% com mestrado e 3,58% com doutorado. “Estes percentuais podem ser ampliados a partir de iniciativas como esta”, diz Gisélia. 

Mais informações: Portal de Capacitação da UFBA.