Com temáticas que estão na “boca do povo” e que são comuns nas atuais conversações, a edição do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science 2024 estará focada em temas sociais atuais, deixando de ser exclusivamente sobre assuntos referentes às áreas tecnológicas e de saúde, como em anos anteriores. O evento de celebração da ciência acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, sempre das 19h às 22h, em Salvador
“A concepção inovadora em trazer assuntos presentes nos debates populares se deu levando em conta o feedback do público e a percepção dos professores organizadores sobre a necessidade de estar mais perto das inquietações da população”, explicou a coordenadora geral do Pint of Science para o Nordeste, Valéria Borges, que é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Bahia.
“A ciência será apresentada de forma descontraída e acessível à população por pesquisadores e especialistas, em rodas de conversas com duração de 15 minutos, sem exibição de slides e outras ferramentas, que lembrem o formato da sala de aula”, disse ela.
O tema de abertura do Festival, no dia 13, será “Potências Negras: a nossa diversidade faz e move a ciência e a educação”. No dia 14, “Comunicando Ciência: tudo que você queria saber sobre vacina e tinha vergonha de perguntar” e, por fim, no dia 15, o assunto abordado vai ser “A ciência está em tudo: cidadania, arte e inovação”.
Entre os palestrantes do dia de abertura estará Marilda Gonçalves, primeira mulher Diretora da Fiocruz Bahia, enquanto no encerramento teremos a presença de Paulo Miguez, Reitor da Universidade Federal da Bahia.
Neste ano, o evento estará concentrado em apenas um lugar em Salvador e tem o objetivo de ser um marco para a disseminação do conhecimento na capital baiana, o evento é gratuito e aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia para participar e no local. Apenas será cobrado o valor do consumo individual de produtos do estabelecimento.
“O clima, o ambiente, o horário e o formato podem favorecer o despertar do interesse do senso comum para o conhecimento científico”, disse Valéria. O coordenador adjunto do evento, Denis Soares, que é professor da Faculdade de Farmácia da UFBA, também destacou que o apoio das instituições parceiras – UFBA, Fiocriz e Senai/Cimatec – é fundamental para a realização do evento.
As atividades do Pint of Science 2024 acontecerá simultaneamente em 25 países e em mais de 400 cidades em todo o mundo, 179 delas no Brasil, incluindo Salvador.
História do Festival
O Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science foi criado em 2013, em Londres, por iniciativa de estudantes que queriam contar sobre suas pesquisas e os seus resultados positivos utilizando ambientes descontraídos como bares e restaurantes. A ideia deu certo e desde então tem aumentado seu alcance de Brindar a Ciência! O evento é coordenado mundialmente a partir de Londres.
O festival chegou ao Brasil em 2015 e no Nordeste em 2017, sob a coordenação do pesquisador UFBA, Denis Soares, que também coordenou o evento na capital soteropolitana. Este ano, em Salvador, a coordenação geral é da cientista da Fiocruz, Valéria Borges.
SERVIÇO:
O quê: Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science
Quando: 13, 14 e 15 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: Cervejaria Art Malte, R. Feira de Santana, 354 - Rio Vermelho, Salvador - BA
Entrada gratuita