Início >> Ufba Em Pauta >> Pibid abre processo seletivo para novos bolsistas

Pibid abre processo seletivo para novos bolsistas

Inscrições serão de 25/04 a 04/05

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA (Pibid-UFBA). O Pibid é um programa de bolsas que promove a iniciação na carreira docente de alunos de licenciatura da UFBA, de diversas áreas do conhecimento (veja o edital). O programa tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, na UFBA, é gerido pela Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP-UFBA).

As inscrições ocorrerão exclusivamente por meio da internet, no período de 25/04  a 04/05, com o preenchimento de um formulário com dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. Os candidatos passarão por uma entrevista no dia 08/05, na unidade acadêmica sede do respectivo curso de licenciatura. O processo seletivo visa preencher vagas aprovadas pela Capes, bem como criar cadastro de reserva tendo em vista as demandas de substituição de bolsistas ao longo do semestre letivo.

A seleção dos candidatos será feita levando em conta a adequação aos requisitos do bolsista de iniciação à docência, motivação para participar do programa e desenvoltura e comunicabilidade na entrevista. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 09/05, no site https://pibid.ufba.br/. A interposição de recurso poderá ser feita no dia 10/05, por via eletrônica, e o resultado final será publicado no dia 11/05. Os aprovados receberão bolsa mensal, concedida pela Capes, no valor de R$ 400. A bolsa tem duração de 24 meses, com possibilidade de renovação do prazo.

Para a concessão de bolsas, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado nos cursos de licenciatura da UFBA, na área do subprojeto a que se candidata; ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para dedicar-se às atividades do Pibid, incluindo atividades formativas semanais na escola, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares; não possuir vínculo empregatício com a UFBA ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto; não receber qualquer modalidade de bolsa (ou benefício semelhante) de outro programa da Capes, nem de outra agência de fomento nacional no momento da assinatura do Termo de Compromisso no início das atividades.