Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadora do CRH/UFBA recebe prêmio nacional na área de Ciência Política

Pesquisadora do CRH/UFBA recebe prêmio nacional na área de Ciência Política

Celina Souza receberá prêmio da Anpocs em outubro

A pesquisadora Celina Maria Souza, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, receberá neste ano o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão. Recém-criada, a honraria é conferida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais a pesquisadores de destaque nacional na área de Ciência Política, por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto de sua produção intelectual e por seu trabalho institucional em prol das Ciências Sociais. O prêmio será entregue simultaneamente a outras duas premiações - que contemplam pesquisadores de importância nacional em Sociologia e Antropologia - no dia 26 de outubro, durante a Reunião Anual da Anpocs.

Atualmente membro permanente do quadro de pesquisadores do CRH (Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da FFCH), Celina foi professora da Escola de Administração da UFBA ao longo de toda a década de 90. A seguir, tornou-se professora visitante na USP, onde se destacou na pesquisa e pós-graduação na área de Ciência Política, tendo papel chave na implantação da subárea de Políticas Públicas. Retornou à UFBA em meados dos anos 2000 e, desde então, integrou-se ao CRH, onde lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq "Instituições Políticas Subnacionais". Bolsista de produtividade 1B do CNPq, atualmente tem atuado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, como professora visitante.

Celina é autora de centenas de publicações acadêmicas, entre livros, capítulos de livros e artigos. Destacam-se suas reflexões sobre federalismo e políticas públicas e suas análises sobre a Constituição de 1988. Alguns de seus principais títulos publicados são o livro “Constitutional Engineering in Brazil: The Politics of Federalism and Decentralization” e os artigos “Federalismo e Descentralização na Constituição de 1988: Processo Decisório, Conflitos e Alianças” e “Regras e Contexto: As Reformas da Constituição de 1988”.

 

*foto: Divulgação -  http://memoria.cienciapolitica.org.br/