Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisador da UFBA integra equipe internacional que estuda neutrinos

Pesquisador da UFBA integra equipe internacional que estuda neutrinos

Iuri Pepe participou de evento na Coreia do Sul

 

O Prof. Iuri Pepe, pesquisador do Laboratório de Propriedades Óticas (LaPO) do Instituto de Física da UFBA, integra a equipe de pesquisadores brasileiros que participa do experimento Double Chooz que apresentou neste mês de novembro os primeiros resultados de uma nova geração de experimentos com neutrinos de reatores durante a conferência LowNu em Seul, Coréia. Os pesquisadores detectaram o desaparecimento de antineutrinos do elétron a curta distância. Os resultados ajudam a determinar o até então desconhecido terceiro ângulo de mistura dos neutrinos, que é uma propriedade fundamental com consequências importantes para a física de partículas e astropartículas. 

O experimento Double Chooz estuda neutrinos produzidos por dois reatores nucleares numa usina próxima à cidade de Chooz, na fronteira franco-belga. A medida desse terceiro ângulo abrirá novas perspectivas para entender por que só se encontra matéria e quase nenhuma antimatéria no Universo atual. Neutrinos são as partículas mais comuns existentes no Universo, mas são as menos visíveis. Eles existem em três tipos chamados de "sabores" e são conhecidos desde o final dos anos 90 por sua capacidade especial de se transformar de um tipo para outro. Este fenômeno é chamado de oscilação de neutrinos e implica que os neutrinos têm massa. Oscilações de neutrinos são atualmente um campo de pesquisa muito ativo, com vários experimentos buscando uma descrição completa do mecanismo.

A contribuição brasileira ao experimento Double Chooz foi o desenvolvimento e construção de uma eletrônica capaz de medir a energia dos múons cósmicos que cruzam o detector, além da montagem do próprio detector. Isto possibilitará identificar e rotular múons altamente energéticos e candidatos a produzir nêutrons por espalação, uma das fontes mais importantes de ruído para eventos de neutrinos. A colaboração Double Chooz é composta por universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Rússia, Espanha e EUA. Atualmente, seis pesquisadores brasileiros fazem parte do experimento: João dos Anjos (CBPF), Ademarlaudo Barbosa (CBPF), Herman Pessoa Lima Jr. (CBPF), Iuri Pepe (IF-UFBA), Ernesto Kemp (Unicamp) e Pietro Chimenti (UFABC).