Início >> Ufba Em Pauta >> Pós em Ecologia da UFBA promove primeira defesa de tese

Pós em Ecologia da UFBA promove primeira defesa de tese

Trabalho de Fabiana Silva teve aprovação unânime


O Programa Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UFBA, conceito 5 pela Capes, tem sido pioneiro em termos de formação de pessoal
pós-graduado na área de Ecologia na Região Nordeste. Quando seu Mestrado Acadêmico foi criado, em 2000, ele representou o segundo curso da Região e o único a orientar alunos em pesquisas também em ecossistemas terrestres. Isso se refletiu na intensa procura por candidatos nos seus primeiros anos
de existência. O perfil do curso de Mestrado Acadêmico, que inclui a formação em biomonitoramento, também representou um diferencial importante que passou a atrair candidatos de outros estados e de outros países.
Quando de sua criação, o Programa atendia anualmente 15 alunos de Mestrado Acadêmico. Atualmente, abre, por ano, vagas para cerca 25 estudantes de Mestrado Acadêmico, 35 de Mestrado Profissional e 10 alunos de Doutorado, além de vagas específicas para alunos estrangeiros nos cursos acadêmicos.
Na última sexta feira (dia 2 de março) aconteceu a defesa da primeira tese do curso de doutorado, criado em 2008. A tese, intitulada "Biodiversidade e interações positivas em moitas de restinga aberta", defendida pela estudante Fabiana Oliveira da Silva, sob a orientação da Professora Blandina Felipe Viana, foi aprovada por unanimidade pelos membros da banca, formada pelos professores Vera Lucia Imperatriz Fonseca (USP), Francisca Soares (UFC), Nadia Roque (UFBA) e Eduardo Mariano (UFBA).