Início >> Ufba Em Pauta >> Observatório da Vida Estudantil promove debate sobre acesso e permanência na Universidade

Observatório da Vida Estudantil promove debate sobre acesso e permanência na Universidade

Palestrante será Rosana Heringer, da UFRJ

Como parte do projeto "Por uma universidade acolhedora: aproximar jovens estudantes de escola pública do ensino superior (PAEXDoc -2016)", o grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE) realiza  nos dias 09 e 10/08 o Seminário “O que a Sociologia da Educação tem a dizer sobre o Acesso e a Permanência no Ensino Superior?”, com a participação da Profa. Dra. Rosana Heringer, da Faculdade de Educação da UFRJ. O evento acontece no auditório 1 do PAF 5, no campus de Ondina.

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (), Rosana Heringer é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa e Diretora do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes. Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre relações raciais, discriminação racial, desigualdades raciais, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, desigualdades de gênero e direitos humanos. Foi também relatora do Direito Humano à Educação da Plataforma Dhesca Brasil (mandato 2012-2014).

O Observatório da Vida Estudantil é um grupo de pesquisa formado por professores e estudantes de duas universidades baianas: a UFBA e a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Seu objetivo é investigar a diversidade de trajetórias juvenis e estudantis presentes no contexto destas universidades, analisando as possibilidades que se abrem aos jovens a partir de seu ingresso na vida universitária, os desafios que encontram para sua permanência e conclusão de seus estudos com sucesso. Interessa-se igualmente em estabelecer e reforçar laços entre a educação superior e a educação básica, contribuindo para que estudantes concluintes do ensino médio dêem prosseguimento aos seus estudos em universidades públicas.