A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor aposentado Miguel Angel Garcia Bordas, ocorrido no domingo, dia 11/08, em São Paulo. Miguel Bordas foi professor titular da Faculdade de Educação (FACED UFBA) onde, destaca a direção da unidade, “impactou na vida e na formação de diversas gerações”, enquanto docente e orientador. Trabalhava temas relacionados à formação de professores, com foco em questões de construção de conhecimento, matrizes da linguagem e do pensamento e formas de convivência, além de valores e princípios estéticos e morais. Aposentado, continuou a atuar como professor especial, vinculado aos Programas de Pós-graduação em Educação (PGEDU) e Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC).
O professor era graduado em Filosofia e Letras pela Universidad Central de Barcelona (UCB), especialista pelo Instituto de Ciências da Educação (ICE), doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) e pós-doutorado em Sociosemiótica na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).
A UFBA expressa sua solidariedade aos colegas da Faced, amigos e familiares, em especial aos filhos André e Gustavo Garcia, noras e netos.