Início >> Ufba Em Pauta >> Maria da Conceição Tavares – nota de pesar

Maria da Conceição Tavares – nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento da economista e professora universitária Maria da Conceição Tavares, ocorrido em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (08 de junho), aos 94 anos. Em sua trajetória marcante, destaca-se tanto o seu trabalho enquanto economista quanto a sua luta em favor das liberdades democráticas e, consequientemente, o seu firme enfrentamento a todas as formas de opressão, especialmente – mas não somente – durante a ditadura militar. Tendo sido eleita deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro em 1994, se tornaria uma das críticas mais contundentes da orientação econômica do governo FHC.

Nascida em Aveiro, Portugal, Maria da Conceição de Almeida Tavares formou-se em matemática pela Universidade de Lisboa em 1953. No ano seguinte, migrou para o Brasil para escapar da ditadura portuguesa de Salazar e tornou-se brasileira naturalizada. Cursou Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde concluiu a graduação em 1960. Professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Participou da elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Foi designada para o escritório da Cepal no Chile, o que evitou que fosse presa ou punida pelo AI-5, lançado em dezembro de 1968. Escreveu centenas de artigos e vários livros, destacando-se Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil – Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro, de 1972. Ao longo de 60 anos, formou gerações de economistas e líderes políticos brasileiros, entre eles José Serra, Carlos Lessa, Edward Amadeo, Aloísio Teixeira, Luciano Coutinho, Luís Gonzaga Beluzzo e João Manuel Cardoso de Melo.

A UFBA se solidariza com os seus familiares, discípulos e admiradores.