Início >> Ufba Em Pauta >> Integração do Programa Vizinhanças é debatida em encontro da PROEXT

Integração do Programa Vizinhanças é debatida em encontro da PROEXT

Propostas de ações nas comunidades vizinhas

 

 

Até o final da tarde desta quarta-feira (28), acontece o “Seminário de Integração do Programa Vizinhanças”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt), no Auditório do Instituto de Matemática, campus Ondina/UFBA.  Durante a reunião de trabalho, os coordenadores dos programas aprovados no Edital Programa Vizinhanças 2014/2015 apresentarão as propostas de ações de sua equipe aos demais coordenadores e aos membros das comunidades vizinhas. 

O objetivo é colher sugestões que possibilitem aos coordenadores ajustar suas propostas, visando o melhor atendimento das demandas das comunidades, bem como vislumbrar articulações possíveis com as ações previstas nos demais programas aprovados.  Os membros das comunidades vizinhas do Alto da Sereia, Alto das Pombas, Alto de Ondina, Binóculo, Calabar, IBIT, Roça da Sabina e São Lázaro foram convidados a participar, assim como os interessados no tema.

 

O Programa Vizinhanças

O Programa Vizinhanças, desenvolvido pela ProExt, consiste em um programa de incentivo às ações extensionistas, cujo objetivo geral é estimular e fomentar a realização de ações coordenadas,  com as comunidades do entorno aos campi da UFBA. Buscando construir bases para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão pautadas no diálogo e no intercâmbio de experiências com as comunidades vizinhas, o Programa visa contribuir com a produção de conhecimento com potencial para gerar subsídios para formulação de políticas públicas socialmente referenciadas, bem como contribuir para a formação técnica e cidadã de estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA. 

A primeira fase do Programa, denominada Encomenda, resultou na produção de relatório que ofereceu subsídios à elaboração do Plano de Ação Estruturante do Programa e, a partir deste, o presente Edital. O processo de construção deste Programa se deu de forma inovadora, uma vez que desde o início as comunidades vizinhas à UFBA, por meio de reuniões realizadas na Universidade e nas próprias comunidades, participaram da construção do Plano de Ação Estruturante do Programa.