A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), entidade de fomento à pesquisa que apoia projetos de oito instituições federais de educação superior da Bahia e Sergipe, inaugurou no dia 20 de julho sua nova sede administrativa, na rua Edgard Mata nº 128, Ondina, vizinha ao campus da UFBA. Depois de 41 anos de existência, a Fundação - cujo Conselho Deliberativo tem como presidente o reitor da UFBA, professor João Carlos Salles - passa a funcionar em sede própria.
O novo prédio conta com biblioteca, salas de reuniões, setores administrativos, sala multiuso para treinamentos e refeitório. O objetivo é de que os coordenadores de projetos utilizem o espaço para encontrar o apoio necessário à plena execução de suas atividades, otimizando seu tempo para que se dediquem ainda mais aos trabalhos técnicos e acadêmicos.
Participaram da cerimônia da inauguração, além do diretor executivo, professor Antônio Fernando Queiroz (da UFBA), a superintendente Rosalba Oliveira (funcionária de carreira da Fapex) e o reitor João Carlos Salles. O evento contou ainda com a presença de colaboradores que atuam na sede administrativa, bem como de autoridades, convidados e coordenadores de projetos das universidades e institutos parceiros da fundação.
A Fapex foi criada em 1980 para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, a fundação gerencia projetos, além da UFBA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).